O sistema de pagamentos instantâneos Pix, do Banco Central (BC), registrou um novo recorde histórico na última sexta-feira (05). Pela primeira vez, foram realizadas 313,3 milhões de transações em apenas 24 horas, superando a marca de 300 milhões de transferências em um único dia.
Além do número de operações, o Pix também bateu recorde em volume financeiro, movimentando R$ 179,9 bilhões somente nesse dia.
Infraestrutura digital essencial
Segundo o BC, o resultado reforça a importância do Pix como uma infraestrutura digital pública para o funcionamento da economia nacional.
“O sistema se consolidou como uma ferramenta eficiente para transferências rápidas e seguras entre pessoas físicas e jurídicas”.
destacou o órgão.
Recorde anterior
O recorde anterior havia sido registrado em 28 de novembro, durante a Black Friday e a data limite para o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário, com 297,4 milhões de transações realizadas.
Cinco anos de crescimento
Criado em novembro de 2020, o Pix alcançou, ao fim de novembro deste ano, 178,9 milhões de usuários, sendo 162,3 milhões pessoas físicas e 16,6 milhões pessoas jurídicas. Até outubro, o sistema havia movimentado R$ 3,32 trilhões.
A ferramenta tem facilitado a movimentação de dinheiro no país, permitindo que pessoas e empresas realizem pagamentos e recebam valores de forma instantânea e segura, contribuindo para a digitalização e agilidade nas transações financeiras.
