Um homem de 34 anos foi preso nesta última quarta-feira (25) após agredir e ameaçar a companheira no bairro Campo Verde, em Viana. Segundo a Polícia Militar, o ataque foi motivado por ciúmes depois que a vítima recebeu mensagens de feliz aniversário em seu celular.
Violência motivada por ciúmes
A primeira ocorrência foi registrada por volta das 5h da manhã. A mulher, de 33 anos, relatou aos policiais que o companheiro ficou exaltado ao visualizar mensagens enviadas por familiares e amigos. Durante a discussão, o suspeito pegou uma faca e passou a ameaçar matar a companheira e os filhos do casal.
A vítima conseguiu retirar a arma branca das mãos do agressor, mas acabou sendo atingida com um soco no peito.
Agressor foi retirado, mas retornou ainda mais violento
Após o episódio, familiares do suspeito foram acionados e o retiraram da residência. No entanto, horas depois, por volta das 20h30, o homem retornou ao local demonstrando ainda mais agressividade. Ele voltou a ameaçar a companheira, quebrou objetos dentro da casa e acabou se ferindo na mão direita.
Ameaças também contra policiais
A Polícia Militar foi acionada e encontrou o suspeito bastante nervoso no local. Ele foi levado inicialmente ao Pronto Atendimento de Arlindo Vilaschi, onde se recusou a receber atendimento médico e chegou a xingar uma médica plantonista.
Mesmo na presença dos policiais, o homem continuou ameaçando a companheira, afirmando que iria matá-la ao sair da prisão, além de declarar que também atentaria contra a vida dos militares envolvidos na ocorrência.
Atendimento médico e prisão
Após passar mal, o suspeito solicitou atendimento médico. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e ele foi encaminhado ao Pronto Atendimento do Trevo de Alto Lage, onde levou pontos no punho direito e recebeu alta.
Em seguida, o homem foi conduzido à 4ª Delegacia Regional de Cariacica, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de injúria, ameaça qualificada, dano ao patrimônio e vias de fato, com base na Lei Maria da Penha.
Encaminhado ao sistema prisional
Após os procedimentos legais, o suspeito foi encaminhado ao Centro de Triagem do Complexo Penitenciário Rodrigo Figueiredo da Rosa, em Viana, onde permanece à disposição da Justiça.
Rede de proteção reforça canais de denúncia
Casos de violência doméstica, como o ocorrido em Viana, continuam frequentes e, muitas vezes, difíceis de serem denunciados pelas vítimas. Especialistas e autoridades reforçam a importância dos canais de atendimento e acolhimento.
Mulheres em situação de risco podem buscar ajuda pelo Disque 180, que oferece suporte, orientações e encaminhamentos. Em emergências, a Polícia Militar pode ser acionada pelo 190.
A Lei Maria da Penha garante uma série de medidas protetivas, como o afastamento do agressor, proibição de contato, apoio psicológico, assistência social e acompanhamento jurídico, fundamentais para a proteção e recuperação das vítimas.
