A Polícia Civil do Espírito Santo prendeu um dos criminosos mais procurados do Estado, que tinha o nome na lista do Projeto Captura, iniciativa nacional que reúne fotos e dados de foragidos de alta periculosidade em todo o Brasil. O suspeito, identificado como Marcos Luiz Pereira Júnior, conhecido como “MK”, de 30 anos, foi preso na última sexta-feira (02), no bairro Jardim Limoeiro, no município da Serra.
Segundo a Polícia Civil, MK figurava na lista dos mais procurados do Espírito Santo e exercia posição de relevância na facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP). A prisão foi resultado de um trabalho de inteligência, que possibilitou a identificação do paradeiro do investigado após monitoramento estratégico.
A ação contou com a atuação integrada do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), da Superintendência de Polícia Especializada (SPE) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).
Oriundo de Vitória e atuação criminosa na Serra
De acordo com informações apuradas pela nossa redação do jornal ES Na Fita, Marcos Luiz Pereira Júnior é oriundo do Morro do Macaco, em Vitória, e estaria no município da Serra com o objetivo de fortalecer pontos de tráfico ligados aos Irmãos Vera. Conforme as autoridades, MK seria braço direito dos Irmãos Vera, além de integrante ativo do TCP.
Além do tráfico de drogas e do envolvimento em homicídios, o suspeito também é apontado como responsável por extorsões contra empresários e comerciantes. Ele estava foragido do sistema prisional desde 2022, possuindo mandado de prisão em aberto por recaptura e tráfico de drogas.

Projeto Captura
MK integrava o Projeto Captura, iniciativa nacional que reúne criminosos de todos os estados brasileiros com base em uma matriz de risco, priorizando alvos com histórico de crimes graves como homicídio, tráfico de drogas e extorsão.
Atualmente, oito criminosos do Espírito Santo constam na lista dos mais procurados do Brasil, divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Juntos, eles somam 29 mandados de prisão em aberto. O projeto tem como objetivo estimular a participação da sociedade, permitindo denúncias anônimas que auxiliem as forças de segurança na localização e captura dos foragidos.
O site do Projeto Captura reúne listas atualizadas de todos os estados participantes, servindo como ferramenta estratégica para as polícias civis e militares em operações de repressão ao crime organizado. Link do site.
Coletiva de imprensa
Mais detalhes sobre a prisão de Marcos Luiz Pereira Júnior serão apresentados durante uma coletiva de imprensa convocada pela Polícia Civil, marcada para esta segunda-feira (05), às 10h30, na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória. Em razão disso, a reportagem não teve acesso a informações adicionais sobre a dinâmica da operação até o momento.
