Um homem foragido da Justiça foi capturado na tarde da última quinta-feira (22) após ser identificado pelo sistema de reconhecimento facial instalado em um terminal do Sistema Transcol, em Cariacica. Tiago Martins da Silva Gomes, de 27 anos, tinha um mandado de prisão em aberto por tentativa de homicídio contra um policial militar, crime cometido em 2020.
Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), o alerta foi emitido quando Tiago passou por uma das câmeras do programa do Governo do Estado, integrado ao Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR). A partir da identificação, uma equipe da Operação Terminal Seguro foi acionada e conseguiu localizar o suspeito no próprio terminal. Ele não resistiu à abordagem e foi encaminhado imediatamente para a Delegacia Regional de Cariacica.
Crime em 2020
O processo judicial mostra que, em 2020, Tiago caminhava pela rua quando tentou render um homem armado com um revólver calibre .32. O que ele não sabia era que a vítima se tratava de um policial militar. Ao perceber a ação, o PM deu voz de prisão, e o suspeito respondeu apertando o gatilho duas vezes. O revólver, apesar de municiado, falhou.
Diante da tentativa de disparo, o policial reagiu e atirou, atingindo Tiago no braço. Ele foi preso em flagrante por tentativa de homicídio, mas posteriormente teve a liberdade concedida sob uso de tornozeleira eletrônica.
Mandado e fuga
Em junho de 2025, a Justiça expediu um mandado de prisão contra Tiago após ele romper e se livrar da tornozeleira. Desde então, era considerado foragido.
Agora, com a identificação pelas câmeras de reconhecimento facial e a ação rápida da Polícia Militar, ele voltou ao sistema prisional.

Sistema elogiado pela rapidez
O coordenador do Núcleo de Intervenções Rápidas, coronel Leandro Menezes, destacou a importância da tecnologia e da resposta imediata das equipes:
“Temos um protocolo rápido de acionamento do efetivo que está nas vias públicas, o que garante a abordagem de quem gera os alertas. Neste caso, obtivemos êxito em capturar um indivíduo perigoso, que agora retorna ao sistema para pagar pelos crimes que cometeu”.
afirmou.
O jovem foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
