As rachaduras nos pés são um problema comum e, muitas vezes, vão além de uma simples questão estética. Segundo a dermatologista Valéria Campos, as fissuras podem indicar outros problemas de saúde. “Elas podem estar relacionadas a desequilíbrios no organismo, alterações ortopédicas — como erro na pisada ou diferença no comprimento das pernas — e até obesidade”, explica.
Dicas
Diante do desconforto, é natural buscar soluções caseiras. Mas qual tratamento é realmente eficaz? A seguir, confira seis opções recomendadas por especialistas para ajudar no cuidado com os pés rachados.
1. Vaselina
Apesar de não ser um hidratante propriamente dito, a vaselina é uma aliada no tratamento das rachaduras. “Ela cria uma barreira lipídica que reduz a perda de água da pele, protegendo contra agressões externas”, afirma Valéria Campos.
2. Glicerina
A glicerina é um óleo vegetal com alto poder de hidratação. A recomendação é aplicá-la nos pés e deixá-la agir por pelo menos 30 minutos. “O ideal é dormir com o produto nos pés, cobertos com plástico-filme”, orienta a especialista.
3. Óleos vegetais
Óleos como azeite de oliva e óleo de coco também ajudam no tratamento caseiro. Uma dica é misturá-los, aplicar nos pés e deixá-los descansar por cerca de meia hora, também com o uso de plástico-filme.
4. Manteiga de cacau
A manteiga de cacau possui ação hidratante e pode ajudar em casos leves de rachaduras. No entanto, a dermatologista Denise Chambarelli, do Rio de Janeiro, alerta: “Se os pés racham com frequência, é essencial procurar um dermatologista para um tratamento mais eficaz”.
5. Escalda-pés com água morna
O escalda-pés ajuda a melhorar temporariamente o aspecto da pele, mas não resolve o problema sozinho. “A água morna facilita a absorção de produtos aplicados depois. Sozinha, apenas ameniza o ressecamento”, explica Valéria Campos. Após o procedimento, é fundamental usar um hidratante.
6. Esfoliação
A esfoliação remove a pele mais grossa, mas também não trata as fissuras de forma isolada. “Ela deve sempre ser seguida do uso de cremes hidratantes, especialmente os que contêm ureia, que ajudam a afinar a pele”, recomenda a dermatologista.
Quando os pés rachados sangram
Nos casos em que as fissuras causam sangramento, o acompanhamento médico é indispensável. “Normalmente indicamos cremes queratolíticos à base de ureia a 20%”, explica Denise Chambarelli.
O que causa pés rachados?
A principal causa das rachaduras é a fricção constante dos pés com calçados e meias, o que torna a pele mais espessa, especialmente nos calcanhares. Com o agravamento do quadro, surgem fissuras que podem até sangrar.
“O peso corporal e a forma de andar contribuem para o problema”, acrescenta Valéria Campos. O uso frequente de chinelos e sandálias rasteiras também piora a situação. Por isso, a orientação é optar por calçados confortáveis e acolchoados, que ajudem a reduzir o impacto e a pressão nos pés.
