A pesca artesanal será o tema central da Tribuna Popular da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) nesta quarta-feira (02), durante a sessão ordinária que começa às 9 horas. O microempresário Pedro Angelo Sobrinho, representante do setor pesqueiro de Vila Velha, foi convidado pelo deputado Coronel Weliton (PRD) para discutir a importância de transformar a pesca artesanal em patrimônio cultural e material do Estado, com o objetivo de valorizar e proteger o ofício.

Pesca capixaba faz parte da cultura e da economia do Estado
Sobrinho argumenta que, assim como as paneleiras, que fazem as tradicionais panelas de barro, e a moqueca capixaba, a pesca artesanal é fundamental para a manutenção da cultura local e da economia do Estado. Ele lembra que a pesca sustenta uma cadeia de serviços que impacta diretamente o turismo capixaba, e destacou a relevância do pescado como base para a gastronomia do Estado.
De acordo com dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Espírito Santo conta com mais de 60 mil organizações do setor pesqueiro, distribuídas pelos 15 municípios do litoral capixaba.
Outros temas em debate
Além da pesca, outros temas também serão abordados na Tribuna Popular. O biólogo Paulo Fernando Wanderley, indicado pelo deputado Engenheiro José Esmeraldo (PDT), falará sobre a qualidade do ar e suas repercussões na saúde dos trabalhadores. Já a administradora Adriana Boas, convidada pelo deputado Delegado Danilo Bahiense (PL), discutirá os desafios das famílias com crianças autistas e o retrocesso nos direitos adquiridos por essas pessoas.
O empresário Arno Stuhr também apresentará seu projeto de tradução da Bíblia para a língua pomerana, especialmente voltada para a comunidade pomerana de Santa Maria de Jetibá. O requerimento para a Tribuna Popular foi feito pelo deputado Adilson Espindula (PSD).
Outros assuntos
A convocação dos aprovados no concurso do Tribunal de Justiça será outro tema abordado, com a participação de Sabrina Lúcia Pinto da Silva, presidente do Conselho Regional de Serviço Social, indicada pela deputada Camila Valadão (Psol).
A presença do presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo, Otto Baptista, que discutiria a Resolução 5/2025 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), foi cancelada. Ele seria convidado pelo deputado Hudson Leal (Republicanos) para falar sobre a prescrição de medicamentos.
Transmissão ao vivo
A TV Ales transmitirá a sessão ordinária ao vivo a partir das 9 horas, no Plenário Dirceu Cardoso. A sessão será híbrida, com a participação dos deputados por videoconferência. Na Grande Vitória, a TV Ales pode ser sintonizada pelos seguintes canais: 3.2 (aberto e digital); 319.2 (Vivo); 12 (NET); 23 (RCA); e 519.2 (Sky). Também é possível acompanhar pela internet, no portal da Ales e no YouTube.