Uma megaoperação realizada entre a noite deste último sábado (12), e a madrugada de domingo (13), abordou 450 veículos durante uma blitz do Programa Força Pela Vida, promovido pelo Governo do Espírito Santo. A ação teve como foco a fiscalização de condutores que misturam álcool e direção, uma das principais causas de acidentes graves e fatais no trânsito.
A blitz, realizada em pontos estratégicos de Linhares, foi coordenada pelo Detran|ES e contou com a participação de agentes do 12º Batalhão da Polícia Militar, do BPTran, da Guarda Municipal de Linhares e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES).

Pegos de surpresa
Durante a operação, foram realizados 388 testes do bafômetro, dos quais dois motoristas foram presos em flagrante por estarem sob influência de álcool. Eles foram encaminhados à Delegacia Regional de Linhares, onde pagaram fiança e foram liberados para responder ao processo em liberdade.
Outros 76 condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro e, por isso, responderão administrativamente, conforme prevê a legislação de trânsito. A recusa foi a infração mais registrada durante a blitz, que totalizou 170 Autos de Infração de Trânsito.
Infrações variadas e remoção de veículos
Além das autuações por embriaguez ao volante ou recusa do teste, a blitz também flagrou diversas outras irregularidades:
– 20 veículos com licenciamento vencido
– 17 pessoas dirigindo sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
– 12 motoristas sem uso do cinto de segurança
Como consequência, duas motocicletas e 11 automóveis foram removidos ao pátio credenciado.
Governo intensifica ações para salvar vidas no trânsito
A operação integra o trabalho do Comitê Permanente de Preservação da Vida no Trânsito, criado neste ano para desenvolver estratégias de redução de mortes nas estradas capixabas. O comitê é coordenado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e atua com base em dados técnicos, analisando os principais fatores de risco e propondo ações de fiscalização e prevenção.
Segundo o comitê, de 1º de janeiro a 13 de abril de 2025, 233 pessoas morreram em acidentes de trânsito no Espírito Santo. Embora o número ainda seja elevado, representa uma redução de 2,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A expectativa do Governo do Estado é manter a curva de queda nos índices de mortalidade, com operações regulares como a de Linhares, além de campanhas educativas e melhorias na gestão do trânsito em áreas críticas.