O Espírito Santo encerrou o mês de maio com uma marca histórica na segurança pública: foram registrados 64 homicídios, o menor número para esse mês desde 1996. O dado representa uma redução de 19,2% nas mortes violentas em relação ao mesmo período do ano passado, com quedas em todas as regiões do Estado.
Entre os destaques está a capital Vitória, que completa 75 dias sem registros de homicídios. Outros 43 municípios também estão há mais de 60 dias sem mortes desse tipo. Já 24 cidades, entre elas Muqui, Venda Nova do Imigrante, Santa Leopoldina e Alfredo Chaves, não registraram nenhum assassinato em 2025. Muqui, inclusive, mantém a marca de 1.417 dias sem homicídios.
Nos cinco primeiros meses do ano, foram registrados 319 homicídios dolosos em todo o Estado — 76 a menos do que os 395 registrados no mesmo período de 2024. A Região Metropolitana da Grande Vitória também apresentou seu melhor resultado da série histórica, com 152 mortes, uma redução de 21,2%.
Política de segurança é apontada como fator decisivo
O governador Renato Casagrande destacou que os resultados são fruto da política de segurança pública implementada pelo programa Estado Presente em Defesa da Vida, que alia investimento em tecnologia, infraestrutura, inteligência e integração entre forças de segurança.
“Mais de 70% dos municípios não tiveram homicídios neste mês. É o melhor mês de maio da série histórica. Estamos reduzindo os indicadores até em comparação ao nosso melhor ano, que foi 2024”, disse Casagrande.
Segundo ele, o trabalho integrado de diversas áreas do governo tem sido essencial para a queda dos crimes violentos. O objetivo é colocar o Espírito Santo entre os cinco estados mais seguros do Brasil.
Esforço das forças de segurança
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, elogiou o trabalho das polícias e demais órgãos de segurança.
“Temos buscado a proteção integral das famílias capixabas, mas sabemos que o bem mais importante é a vida. As reduções são sistemáticas, dentro das diretrizes do programa Estado Presente, liderado diretamente pelo governador Renato Casagrande. Parabenizo nossos policiais pelo empenho no combate ao crime, pelo prisão de lideranças de organizações criminosas e pelo uso da tecnologia para chegar aos assassinos e os colocar na cadeia. Estamos em um caminho que o criminoso deve começar a pensar duas vezes antes de matar no Espírito Santo”.
Destacou Damasceno.
Redução também nas mortes de mulheres
O número de assassinatos de mulheres também caiu. Foram 35 casos em 2025, contra 39 no mesmo período do ano anterior. O número de feminicídios caiu de 15 para 13, uma redução de 13,3%.
“Temos um grande esforço por parte das nossas forças de segurança para impedir esse tipo de crime bárbaro e proteger as mulheres do Estado de agressores. Infelizmente não conseguimos evitar alguns casos, mas temos essa importante redução, que esperamos manter por todo o restante do ano”, pontuou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.
Os dados reforçam a tendência de queda nas estatísticas de violência letal no Espírito Santo e apontam para a continuidade das ações de segurança como um dos principais pilares da política pública estadual.