A partir desta segunda-feira (23), os terminais do Transcol e a Rodoviária de Vitória se tornaram pontos estratégicos de vacinação contra a gripe. A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem como objetivo facilitar o acesso da população à vacina, eliminando a necessidade de agendamento.
A campanha, que inicialmente era destinada apenas aos grupos prioritários, agora está liberada para todas as pessoas com mais de seis meses de idade. Para se vacinar, basta apresentar um documento de identidade com foto. Não é obrigatório levar o cartão de vacinação.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, a ampliação da campanha visa alcançar as pessoas que enfrentam dificuldades para procurar uma unidade de saúde durante a semana. “Nossa ideia é atender aqueles que chegam tarde em casa, não têm tempo durante o dia e sempre passam por um terminal. Assim, elas conseguem se vacinar”, afirmou Hoffmann.
O secretário também destacou a baixa cobertura vacinal registrada até o momento no Espírito Santo. Apenas cerca de 50% da meta de imunização foi alcançada. “A vacinação é a principal forma de proteção à vida”, reforçou.
Locais e datas de vacinação
A vacinação acontecerá sempre das 8h às 11h, em diferentes datas e locais da Grande Vitória:
- Serra: Terminais de Laranjeiras e Jacaraípe – dias 23, 24 e 25 de junho.
- Vitória: Rodoviária de Vitória – dias 23, 24 e 25 de junho.
- Vila Velha: Terminal de Vila Velha – dias 24 e 25 de junho; Terminal de Itaparica – dia 26 de junho.
- Cariacica: Terminais de Itacibá e Campo Grande – dias 25, 26 e 27 de junho.
Quem pode se vacinar
A vacinação está liberada para qualquer pessoa a partir de seis meses de idade, sem contraindicações médicas. Grupos como crianças pequenas (de 6 meses a menores de 6 anos), idosos com 60 anos ou mais, gestantes e outros públicos com maior risco continuam sendo os principais focos da campanha, mas agora toda a população pode se imunizar.
A ampliação da vacinação acontece em um momento estratégico, com a chegada do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios. A expectativa da Sesa é aumentar significativamente a cobertura vacinal e reduzir o número de internações causadas por complicações da gripe.