Um homem de 37 anos foi preso no último sábado (21), em Jardim Marilândia, no município de Vila Velha, após aplicar um golpe emocional envolvendo uma falsa rifa para o tratamento de saúde da filha. Segundo a Polícia Militar, o homem inventava que tinha câncer e que a filha enfrentava uma grave infecção, necessitando de uma cirurgia urgente. A história comoveu os vizinhos, que fizeram doações e até ofereceram emprego ao suspeito.
De acordo com o boletim de ocorrência, pelo menos três vítimas procuraram a polícia. Elas relataram que suspeito vendia rifas de um celular, alegando que o valor arrecadado seria destinado ao tratamento da criança. Para dar mais credibilidade ao golpe, o suspeito chegou a mostrar extratos de doações já recebidas, com valores que ultrapassavam R$ 40 mil.
Uma das vítimas, sensibilizada pela situação, contratou o rapaz para trabalhar em sua loja de material de construção. Logo no início do novo emprego, ele pediu um adiantamento de R$ 3,5 mil, novamente com a justificativa de que o dinheiro seria usado para a cirurgia da filha.
Vizinhos começaram a desconfiar
Com o passar do tempo, os moradores do bairro começaram a notar inconsistências nas histórias contadas pelo suspeito. Eles viam que as filhas do homem aparentavam estar saudáveis e também estranharam o fato de que o celular prometido na rifa nunca foi apresentado.
A situação ficou ainda mais suspeita quando, no sábado, o homem tentou deixar o bairro em um caminhão de mudanças. Ao perceber a fuga, os vizinhos cercaram a casa dele e acionaram a Polícia Militar.
Confissão e prisão
Durante a abordagem, ele confessou aos policiais que estava aplicando o golpe. O boletim de ocorrência também aponta que ele já tem antecedentes criminais por estelionato.
O suspeito foi encaminhado para a Delegacia Regional de Vila Velha, onde foi autuado por estelionato. O caso segue sob investigação.