Na tarde desta quarta-feira (09), um comerciante de 27 anos foi flagrado pilotando uma motocicleta sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no bairro Jardim da Penha, em Vitória. A abordagem foi feita por agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), durante patrulhamento na Avenida Fernando Ferrari.
Segundo o guarda municipal Bertollo, da Equipe Setorial da Guarda de Vitória, o condutor foi abordado por estar usando chinelos — calçado considerado inadequado para pilotar veículos de duas rodas. “O condutor estava usando chinelos, ou seja, o calçado não era apropriado para a condução de motocicleta. Ao solicitarmos os documentos, descobrimos que ele não possuía a carteira de habilitação”, explicou o agente.
Moto com dívidas
Durante a fiscalização, os agentes constataram que a motocicleta pilotada pelo comerciante possuía 13 multas registradas, todas em aberto, somando uma dívida de aproximadamente R$ 5 mil. Diante da irregularidade, o veículo foi apreendido e levado para um pátio autorizado.
No total, quatro notificações foram aplicadas ao condutor e ao proprietário do veículo, por:
- Conduzir sem possuir CNH;
- Estar com o licenciamento vencido;
- Permitir que pessoa não habilitada conduza veículo automotor;
- Dirigir utilizando calçado inadequado (chinelos).

Infração gravíssima
Dirigir sem habilitação é uma infração gravíssima, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A penalidade inclui multa no valor de R$ 880,41, além da retenção do veículo até que um condutor habilitado se apresente.
De acordo com a Guarda Civil Municipal de Vitória, somente no primeiro semestre de 2025, 645 motoristas foram flagrados dirigindo sem CNH na capital. Apesar da redução de 42% no número de mortes no trânsito neste mesmo período, o alto índice de condutores inabilitados preocupa as autoridades.
destacou Marcelo Paraguassu, gerente de Fiscalização do Trânsito (GOFT) da Guarda de Vitória.
“Percebemos que nem um item primordial que é estar adequadamente habilitado para a condução de veículo automotor está sendo atendida. Condutores assim não deveriam estar circulando com veículos, uma vez que não têm a capacitação devida, oferecendo riscos para eles, seus passageiros e também para os demais integrantes do trânsito”.
Ações educativas
Além da intensificação das blitze e das ações de fiscalização, a Guarda de Vitória tem reforçado seu empenho em ações educativas. As campanhas são levadas a escolas e eventos comunitários com o objetivo de conscientizar jovens e adultos sobre a importância da formação adequada e da responsabilidade no trânsito.