A Prefeitura de Vitória oficializou, nesta quinta-feira (10), a progressão por antiguidade de 22 servidores da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV). A medida foi publicada no Diário Oficial do Município e representa mais uma etapa do processo de valorização da carreira dos guardas municipais.
A progressão por antiguidade está prevista no Plano de Cargos, Carreira e Subsídio da corporação, regulamentado pela Lei Municipal nº 9.851/2022, e ocorre de forma automática, com base no tempo de efetivo exercício na função. Com isso, os servidores passam a ocupar uma faixa salarial superior, dentro da mesma classe funcional.
De acordo com o secretário de Segurança Urbana, Amarílio Boni, a iniciativa é essencial para manter profissionais experientes na corporação.
“Cada etapa de progressão é uma forma de valorização do servidor e um estímulo à permanência de profissionais experientes na Guarda. Reconhecer a antiguidade é reconhecer a trajetória de quem dedica anos à proteção da população com responsabilidade e comprometimento”, destacou o secretário.
Mérito
Além da progressão por antiguidade, a Prefeitura também está implementando a progressão por mérito, que exige avaliação de desempenho, curso de capacitação, teste de aptidão física (TAF) e assiduidade. No último dia 11 de junho, 430 servidores — todo o efetivo da Guarda — foram convocados para iniciar esse processo. Na mesma ocasião, outros 57 guardas também progrediram por antiguidade.
Para a comandante da GCMV, Dayse Barbosa, a progressão representa um avanço importante.
“É um avanço que representa o reconhecimento do tempo de serviço e da dedicação desses profissionais à segurança pública e viária da nossa cidade”, afirmou.
Com as novas progressões, a Prefeitura de Vitória reforça o compromisso com a valorização da categoria, o fortalecimento institucional da Guarda Municipal e a qualificação contínua dos serviços prestados à população da capital.