A tecnologia de reconhecimento facial, implantada pelo Governo do Espírito Santo, foi decisiva para a prisão de dez homens com mandados de prisão em aberto em apenas um dia. As prisões aconteceram na última terça-feira (15), nos municípios da Serra e de Vila Velha, e foram divulgadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) nesta quinta-feira (17).
Segundo a Sesp, essa é a maior quantidade de capturas realizadas em um único dia desde que o sistema entrou em operação, no segundo semestre de 2024. Com as novas detenções, o total de foragidos localizados com apoio da tecnologia chegou a 250.
Criminosos de alta periculosidade entre os presos
Entre os dez detidos estão dois homicidas, um acusado de estupro de vulnerável, três envolvidos em roubos, além de traficantes, foragidos por furto e devedores de pensão alimentícia. As abordagens ocorreram ao longo do dia, entre as 5h58 e 17h17, com apoio da Polícia Militar.
Como funciona o sistema
A tecnologia de reconhecimento facial utiliza inteligência artificial para identificar pessoas com mandados em aberto a partir de imagens captadas por câmeras instaladas em terminais do Transcol, ônibus da frota metropolitana, prédios públicos e pontos estratégicos da Região Metropolitana da Grande Vitória.
Quando o sistema detecta uma semelhança acima de 90% com uma imagem do banco de dados da Segurança Pública, a informação é encaminhada para uma central de monitoramento, onde um policial faz uma segunda verificação. Confirmada a identidade e a existência de mandado, equipes policiais são acionadas para efetuar a prisão.
Lista dos presos na terça-feira (15)
Confira os nomes e os crimes atribuídos aos presos:
- 05h58 – Vila Velha: Albérico Souza Santos, 57 anos – Homicídio (mandado da 1ª Vara Criminal de Ipiau, BA).
- 08h12 – Serra: Eder Siqueira Rocha, 37 anos – Roubo (Vara Criminal de Vilhena, RO).
- 08h43 – Vila Velha: Eden Ferreira Rodrigues, 28 anos – Roubo (9ª Vara Criminal de Vitória).
- 09h56 – Serra: Flavio da Silva Neves, 53 anos – Tráfico de drogas e furto (2ª Vara Criminal de Linhares).
- 10h15 – Serra: Ualaf da Cruz Xavier, 31 anos – Roubo e uso de identidade falsa (9ª Vara Criminal de Vitória).
- 10h30 – Serra: W.B.F.V., 45 anos – Pensão alimentícia (1ª Vara de Família da Serra).
- 10h35 – Serra: F.N.S., 37 anos – Pensão alimentícia (Vara Única de Ibatiba).
- 10h55 – Serra: Kevenym Pacheco da Silva, 30 anos – Tráfico de drogas (9ª Vara Criminal de Vitória).
- 16h59 – Serra: Gezandro Mota de Ramos, 38 anos – Estupro de vulnerável (1ª Vara Criminal de Barra de São Francisco).
- 17h17 – Vila Velha: Aldo Rosa, 39 anos – Recaptura por homicídio (Vara de Execuções Penais de Vila Velha).
Após os procedimentos legais, todos os detidos foram encaminhados ao Sistema Prisional do Estado.

Monitoramento moderno e constante
O sistema de reconhecimento facial é parte do projeto de modernização da segurança pública capixaba. Atualmente, são utilizadas câmeras em todos os dez terminais rodoviários da Grande Vitória, além de cerca de 500 ônibus equipados com o sistema, prédios públicos, entre outros locais.
A tecnologia tem sido considerada estratégica para localizar foragidos com mais agilidade, aumentar a segurança nos espaços públicos e reduzir o risco para os policiais durante abordagens.