A Polícia Civil realizou, na manhã desta sexta-feira (25), uma grande operação contra o tráfico de drogas no município de Sooretama, no Norte do Estado. Ao todo, oito suspeitos foram presos durante a Operação Força Total, que teve início ainda na madrugada e contou com o apoio da aeronave Harpia, do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer).
Segundo a corporação, os alvos da operação são investigados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e participação em uma organização criminosa que atua de forma violenta na região. Durante as buscas, foram apreendidos uma pistola calibre .380 com numeração raspada, 40 munições e embalagens utilizadas para o preparo de drogas.
Prisões em bairros diferentes
A maior parte das prisões aconteceu no bairro Salvador, na área conhecida como Areal, onde cinco jovens — com idades entre 18 e 21 anos — foram localizados e detidos. Em uma das residências, os policiais encontraram a arma e as munições.
Outros dois suspeitos, ambos com 21 anos, foram presos no bairro Parque São Jorge. A oitava prisão aconteceu no distrito de Córrego Alegre, onde um homem de 23 anos foi encontrado.
Investigação aponta ligação com homicídios
De acordo com o delegado Fabrício Lucindo, titular da Delegacia Regional de Linhares, os detidos são ligados ao tráfico local e têm histórico de violência.
— Há algum tempo Sooretama enfrenta disputas intensas entre grupos criminosos. O tráfico de drogas, além de alimentar essas organizações, tem sido o principal responsável por homicídios no município. Esses indivíduos atuavam de forma violenta, o que tornou a investigação ainda mais urgente — explicou o delegado.
Vídeos registraram ação policial
Moradores compartilharam nas redes sociais vídeos do momento em que os policiais civis já estavam com os suspeitos detidos. As imagens mostram o forte aparato da operação, com viaturas, agentes armados e o apoio do helicóptero da corporação. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento exato do ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
Policiais nas ruas
Ao todo, mais de 50 policiais civis participaram da operação, que envolveu dez equipes especializadas no cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão.
Todos autuados
Todos os suspeitos foram encaminhados à delegacia e autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Eles permanecem à disposição da Justiça e podem responder ainda por outros crimes, conforme as investigações avançarem.
O objetivo é desarticular essas células criminosas que vêm espalhando o medo e causando mortes em Sooretama. A operação é parte de um trabalho maior para combater o crime organizado no Norte do Estado. Outras ações como essa serão realizadas.