Um médico de 46 anos foi detido na noite desta última quarta-feira (06) após tentar atropelar guardas municipais durante uma fuga de blitz, na Avenida Marechal Campos, em Vitória. Segundo a Guarda Civil Municipal, o homem, que dirigia uma Mercedes-Benz C180, tentou escapar da fiscalização ao perceber o bloqueio montado pelo Grupamento Tático Operacional (GTO), no bairro Santos Dumont. Durante a fuga, ele ainda acelerou o carro contra os agentes, obrigando-os a se esquivar para evitar serem atingidos.
De acordo com o agente Louzada, do GTO, a equipe já estava em alerta para tentativas de evasão, como ocorre com certa frequência durante as fiscalizações de rotina. “Ao alcançá-lo, ele acelerou o veículo contra nós. Foi necessário nos esquivarmos para não sermos atingidos”, relatou o agente.
Na tentativa de conter o motorista, um dos guardas disparou contra os pneus do veículo, atingindo o dianteiro. Mesmo com o pneu furado, o médico seguiu em alta velocidade pela avenida, sendo perseguido por motociclistas da corporação. A perseguição só terminou em frente à Delegacia da Polícia Civil, no bairro Bonfim, onde o carro foi finalmente interceptado.
Dentro do veículo, os guardas encontraram uma lata de cerveja aberta. O motorista admitiu ter ingerido bebida alcoólica e disse que tentou fugir justamente para evitar a abordagem. Submetido ao teste do bafômetro, o resultado foi de 0,16 miligramas de álcool por litro de ar expelido, valor que configura infração de trânsito.
Imagens registradas após o ocorrido
O suspeito foi conduzido à 1ª Delegacia Regional de Vitória. Imagens feitas no momento da condução mostram o médico sendo levado pelos agentes. Segundo a Polícia Civil, ele assinou um Termo Circunstanciado (TC) por desobedecer ordem legal de funcionário público e foi liberado após se comprometer a comparecer em juízo. O carro foi apreendido e levado para um pátio credenciado. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento após o ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
Fiscalizações constantes e redução nas mortes no trânsito
A blitz fazia parte da rotina de fiscalização da Guarda de Vitória, que tem intensificado operações em pontos estratégicos da cidade. Dados do Observatório de Segurança Pública apontam que houve queda de 41% nas mortes no trânsito na capital entre janeiro e julho de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Para o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, ações como essa são fundamentais para a preservação de vidas. “Beber e dirigir é uma combinação perigosa e criminosa. Com os investimentos em capacitações constantes, as equipes da Guarda de Vitória agem com técnica e responsabilidade. Cabe aos motoristas respeitarem as regras e entenderem que segurança no trânsito é dever de todos”, destacou.
O nome do médico detido não foi divulgado pelas autoridades.