Um homem de 27 anos foi detido pela Guarda Civil Municipal de Vitória, no final da tarde do último domingo (17), após ameaçar a sogra no bairro Bonfim. A vítima, de 44 anos, acionou o Botão do Pânico — também conhecido como Botão Maria da Penha — ferramenta disponibilizada pela prefeitura para mulheres com medidas protetivas. O suspeito já possui antecedentes por homicídio e roubo.
Segundo informações da Guarda Municipal, a vítima já havia registrado denúncias anteriores contra o agressor, que resultaram em uma medida protetiva expedida pela Justiça, impedindo que ele se aproximasse dela. Mesmo assim, ele teria se aproximado e proferido ameaças e xingamentos.
Ação rápida da Guarda evitou agravamento
Após o acionamento do dispositivo, equipes do Grupamento de Apoio Operacional (Gaop) foram rapidamente ao local e detiveram o suspeito. Fabiana Souza, coordenadora do Gaop, explicou que a central de monitoramento ouve o som ambiente em tempo real durante o acionamento, permitindo às equipes colher informações para uma abordagem precisa e segura. Todo o conteúdo é gravado e pode ser usado como prova judicial. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento após o ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
Veja como funciona
“O acionamento é repassado para a Central de Monitoramento e também para as equipes do patrulhamento. Enquanto nos deslocamos, os operadores conseguem ouvir o som ambiente e colher informações que possam colaborar com nossa abordagem”.
afirmou a coordenadora.
Tecnologia e prevenção no combate à violência
A comandante da Guarda de Vitória, Dayse Barbosa, destacou que o Botão Maria da Penha é uma das ferramentas mais modernas no enfrentamento à violência contra a mulher. O dispositivo garante resposta rápida da Guarda e mais segurança para as vítimas.
“Esse dispositivo permite que a mulher seja alcançada quase que imediatamente pelas nossas equipes. A ferramenta dá maior segurança para essas mulheres e as impulsiona a continuar a sua rotina, uma vez que sabem que têm uma ligação direta e veloz com a Guarda de Vitória”.
explicou.
Além disso, a comandante reforçou que todos os agentes da Guarda de Vitória são treinados para lidar com situações de violência doméstica, por meio de cursos anuais com abordagens práticas e teóricas sobre o tema.
Resultados positivos em 2024
Segundo dados oficiais, Vitória não registrou nenhum caso de feminicídio neste ano e apresentou uma queda de 67% nos casos de violência contra a mulher em comparação com o ano anterior.
O suspeito foi encaminhado à Delegacia Regional de Vitória e está à disposição da Justiça para responder por descumprimento de medida protetiva e ameaça.