Uma técnica de enfermagem foi agredida por uma paciente que demonstrava medo de tomar uma medicação intravenosa, na tarde desta terça-feira (26), na Unidade de Saúde da Família de Tabuazeiro, em Vitória. A paciente chegou nervosa ao local, após se envolver em uma suposta confusão no supermercado onde trabalha.
De acordo com funcionários da unidade, a mulher estava visivelmente alterada e relatava ter se ferido durante o desentendimento no trabalho. Ainda assim, foi atendida normalmente pela equipe.
Durante o atendimento, a paciente afirmou ter medo de receber medicação na veia. A técnica de enfermagem, então, pediu que ela aguardasse e permitisse que outra pessoa fosse atendida antes. Nesse momento, segundo os relatos, a mulher se irritou e partiu para a agressão física contra a servidora.
Segurança em ação
A situação exigiu a intervenção de um segurança da unidade, que conteve a paciente. Após o tumulto, a mulher foi encaminhada ao atendimento com uma assistente social e, posteriormente, conseguiu tomar a medicação prescrita.
Agentes foram ao local
A Guarda Municipal de Vitória foi acionada e compareceu ao local, encerrando a ocorrência ainda na unidade de saúde. De acordo com a Prefeitura de Vitória, a técnica de enfermagem agredida não prestou queixa, justificando que a paciente tem histórico de transtorno mental e já estava deixando o local no momento.
Nota da Secretaria de Saúde
Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) repudiou a agressão e destacou seu compromisso com a promoção da cultura de paz, respeito e diálogo. A prefeitura informou ainda que a técnica de enfermagem passaria por avaliação médica nesta quarta-feira (27) para verificar se há condições de retorno ao trabalho.
Os nomes das pessoas envolvidas não foram divulgados.