Um erro de trajeto guiado por GPS terminou com dois suspeitos detidos dentro da Academia de Polícia Militar, em Tucum, no município de Cariacica, e levou à prisão de um foragido da Justiça com drogas, arma e munições no bairro Graúna, também no município. O caso, que aconteceu na última segunda-feira (20), viralizou nas redes sociais pelo inusitado da situação.
A Polícia Militar informou que um jovem de 22 anos, identificado como Davi Lucas da Silva, e um adolescente de 17 anos entraram sem perceber na área da academia conduzindo uma moto com restrição de furto/roubo. O veículo havia sido roubado na cidade da Serra, em setembro deste ano.
Perdidos foram achados pela polícia
Os suspeitos pararam em uma alameda da Academia, aparentemente desorientados. Um policial que notou a movimentação realizou a abordagem. Durante a ação, foi identificado que o chassi da moto era adulterado e constava como produto de roubo. Com os jovens, também foram encontrados R$ 120.

Rota levava até ponto de droga
Durante o interrogatório, o adolescente confessou que os dois vieram de Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana, para buscar haxixe com um traficante conhecido como “Pardal”, seguindo a localização enviada por mensagem. A rota indicada pelo GPS, no entanto, os direcionou diretamente à Academia de Polícia.

Adolescente entrega traficante
O menor revelou ainda o endereço onde encontrariam o traficante, no bairro Graúna, em Cariacica. Os militares se deslocaram até o local e flagraram um homem com as mesmas características do suspeito.
Tentativa de fuga e nova prisão
Ao perceber a aproximação dos policiais, o homem jogou uma sacola, tentou quebrar o celular e fugiu entrando em uma residência, mas foi alcançado e detido. Ele foi identificado como Yuri Fernandes Viana, de 29 anos, foragido da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo desde agosto de 2024.
Na sacola, havia haxixe, e, no interior da casa, os policiais encontraram uma arma de fabricação semi-industrial, dois carregadores, 50 munições de calibres diversos, além de materiais usados para embalar drogas.
Yuri confessou que entregaria a droga aos dois suspeitos em troca de dinheiro e que mantinha a arma para autoproteção.


Autuação em flagrante
Os três foram levados à Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle). Segundo a Polícia Civil, os dois adultos foram autuados em flagrante por associação ao tráfico de drogas e adulteração veicular. Já o adolescente assinou um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) por atos infracionais análogos aos mesmos crimes, sendo reintegrado à família mediante compromisso de apresentação futura ao Ministério Público.
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) confirmou que Yuri possui passagens pelo sistema prisional desde 2017 por tráfico de drogas e estava evadido desde agosto, após não retornar de uma atividade externa.
