Uma adolescente de 12 anos, desaparecida desde 13 de setembro, foi localizada pela Polícia Civil na última sexta-feira (19), no bairro Bebedouro, em Linhares. A jovem estava acompanhada de uma mulher de 20 anos, com quem mantinha um relacionamento amoroso. A suspeita foi presa em flagrante por estupro de vulnerável.
Investigações conduzidas pela Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente e ao Idoso (DPCAI) de Linhares resultaram na localização da jovem.
Desaparecimento e início das buscas
O caso foi registrado na última segunda-feira (15), quando a família procurou a Polícia Civil para informar o desaparecimento. Segundo relato da irmã da adolescente, ambas haviam saído juntas, mas, em determinado momento, a jovem se afastou e não foi mais vista. A irmã pensou que ela tivesse voltado para casa sozinha, o que não aconteceu.
Diante da denúncia, a equipe da DPCAI deu início às investigações e, com base em levantamentos, descobriu que a adolescente poderia estar residindo com uma mulher em outro bairro da cidade.
Suspeita tentou enganar os policiais
Durante diligências no local indicado, os policiais civis encontraram a jovem com a mulher suspeita. Inicialmente, a mulher afirmou que a adolescente era sua prima distante, mas se recusou a apresentar qualquer documentação que comprovasse o vínculo. Diante da descrição física e outros indícios, os agentes confirmaram que se tratava da adolescente desaparecida.
Relacionamento amoroso
As investigações apontaram ainda que as duas viviam como um casal há cerca de uma semana, sem que a família da adolescente tivesse conhecimento do seu paradeiro.
“A lei é bem clara: manter qualquer tipo de contato sexual com adolescentes menores de 14 anos é crime de estupro de vulnerável, com pena de oito a 15 anos de prisão”.
explicou a delegada Viviane de Mattos Furtado Rezende, titular da DPCAI de Linhares.
Adolescente retorna à família; mulher permanece presa
Após o flagrante, o Conselho Tutelar foi acionado e a jovem foi reintegrada à família. Já a mulher de 20 anos foi encaminhada ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.