Um advogado de 46 anos foi detido na noite da última sexta-feira (19), na Praia do Suá, em Vitória, após se envolver em uma série de acidentes de trânsito enquanto dirigia um carro de luxo sob sinais de embriaguez. Além de estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias, o motorista transportava pinos de cocaína, munição e documentos diversos dentro do veículo.
De acordo com a Guarda Civil Municipal de Vitória, o advogado conduzia uma Mercedes-Benz quando bateu na lateral de um GM Tracker que estava estacionado na Rua Professor Sarmento. A condutora do carro atingido, que aguardava o marido no local, relatou que estava dentro do veículo no momento do impacto.
Giro Loko
Sem prestar socorro, o motorista seguiu em alta velocidade e acabou colidindo contra o portão de um estacionamento universitário. Mesmo após essa segunda colisão, o homem não parou e tentou fugir pela Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, onde foi localizado por equipes da Polícia Militar e da Guarda Municipal.
Durante a abordagem, o advogado se recusou a fazer o teste do bafômetro. No entanto, como apresentava mais de dois sinais visíveis de embriaguez — fala alterada, desorientação e comportamento agressivo — foi lavrado o Termo de Constatação de Embriaguez.
Materiais encontrados
No interior do carro foram encontrados um celular, cartões de crédito, óculos, uma identidade estrangeira, uma munição calibre .38, três pinos contendo substância análoga à cocaína e uma quantia em dinheiro. Todo o material foi apreendido.

Situação complicada
Segundo o inspetor Gonçalves, responsável pela ocorrência, o motorista apresentava comportamento bastante alterado. “Estava extremamente exaltado e com fala desconexa. Precisamos acionar o SAMU para atendimento médico antes de conduzi-lo à delegacia. Ele também precisou ser algemado”, afirmou.
Flagrante e autuações
A Polícia Civil informou que o advogado foi autuado em flagrante por:
- Conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada;
- Porte ilegal de munição de uso permitido;
- Posse de entorpecente para consumo próprio;
- Fugir do local do acidente.
- Encaminhado para o sistema prisional
Após os procedimentos legais, ele foi encaminhado para a Penitenciária de Segurança Média I, em Viana. A Guarda de Vitória ainda lavrou três autos de infração contra o motorista: dirigir sob influência de álcool, com CNH vencida e com a habilitação suspensa. O dono do veículo também foi autuado por permitir que uma pessoa sem habilitação válida conduzisse o automóvel.
Intensificação da fiscalização
A prisão do advogado ocorreu durante um período de reforço nas ações de fiscalização da Guarda Municipal. Somente entre os dias 19 e 20 de setembro, mais de 90 veículos foram abordados em blitze, e 43 motoristas se recusaram a fazer o teste do etilômetro.
Guarda de Vitória nas ruas
“Apesar dos esforços, ainda há um número significativo de motoristas que se recusam a realizar o teste do etilômetro, que mede a quantidade de álcool ingerido e retira de circulação condutores que representam risco para si mesmos e para os outros”.
destacou Marcelo Paraguassu, Gerente de Trânsito da Guarda de Vitória.
O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, ressaltou que a fiscalização tem salvado vidas. “Vitória reduziu em 35% o número de mortes no trânsito de janeiro a agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Isso mostra que estamos no caminho certo, mas precisamos continuar investindo em fiscalização, tecnologia e educação para o trânsito”, afirmou.
A Guarda Civil Municipal de Vitória segue atuando de forma ostensiva e integrada com outras forças de segurança, buscando garantir a tranquilidade e segurança da população capixaba.