O atacante português Diogo Jota, de 28 anos, jogador do Liverpool e da seleção de Portugal, morreu na madrugada desta quinta-feira (03), após um acidente automobilístico na província de Zamora, na Espanha. O irmão dele, André Silva, de 26 anos, que também era jogador — atuava pelo Penafiel —, também faleceu no local.
A informação foi confirmada pelas autoridades policiais espanholas na manhã desta quinta-feira.
- Mãos de Fada: Massagens em Linhares e região! Tântrica relaxante, nuru miofascial, reflexologia, pedras quentes e muito mais. Viva o relaxamento que você merece. Clique aqui!
Carro saiu da pista e pegou fogo
De acordo com os primeiros relatos, os dois viajavam com destino à Inglaterra, onde Diogo Jota iniciaria a preparação para a próxima temporada pelo Liverpool. Eles estavam em um carro modelo Lamborghini, que, segundo a polícia, teve um pneu furado durante uma ultrapassagem, o que fez o jogador perder o controle da direção. O veículo saiu da pista e, em seguida, pegou fogo.
Testemunhas acionaram o serviço de emergência, mas os dois já estavam sem vida quando o socorro chegou. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o veículo totalmente destruído. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
Luto no futebol português e mundial
Diogo Jota havia se casado recentemente, no último dia 22 de junho, com sua companheira de longa data, Rute Cardoso. Juntos, eles tinham três filhos pequenos: de 4 anos, 2 anos e 7 meses.
A Federação Portuguesa de Futebol emitiu nota de pesar, lamentando a tragédia:
“A Federação e todo o Futebol português estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, esta madrugada, em Espanha”, diz o comunicado oficial.
O Liverpool também se pronunciou e pediu respeito à dor da família:
“Pedimos que a privacidade de familiares e amigos de Diogo Jota seja respeitada enquanto tentam lidar com uma perda inimaginável”.
Carreira marcada por títulos e reconhecimento
Diogo José Teixeira da Silva, conhecido como Diogo Jota, começou sua carreira nas categorias de base do Paços de Ferreira. Se destacou e, em 2016/17, chegou ao Porto por empréstimo do Atlético de Madrid — clube pelo qual nunca chegou a atuar oficialmente.
Após uma boa temporada no Porto, transferiu-se para o Wolverhampton, da Inglaterra, onde se tornou peça importante e chamou atenção do técnico Jürgen Klopp. Assim, chegou ao Liverpool na temporada 2020/21.
Pelos Reds, Jota conquistou títulos importantes, incluindo a Premier League da temporada 2024/25 — a primeira de sua carreira — e diversos torneios europeus. Com a seleção portuguesa, disputou 49 partidas e marcou 14 gols. Em junho, havia sido campeão da Nations League pela segunda vez.