Duas famílias de Vitória viveram momentos de grande emoção na última quinta-feira (29), ao receberem as chaves de suas novas casas por meio do projeto Bônus Moradia, que integra o programa Casa Feliz e Segura, da Prefeitura de Vitória. A iniciativa, que tem como objetivo garantir moradias seguras e adequadas para famílias em situação de vulnerabilidade, já beneficiou 253 famílias na capital capixaba.
Quarenta anos de espera sonhando com a casa nova
A primeira contemplada foi Aparecida de Oliveira, que, junto ao marido Ivair Rosa, enfrentou por décadas condições precárias em uma casa de madeira na escadaria João Rufino, no bairro Romão. O imóvel foi interditado pela Defesa Civil após um deslizamento de solo e a constatação de risco geológico elevado (R4).
Após dois anos de espera e acompanhamento técnico, o casal finalmente recebeu uma nova casa no próprio bairro, agora em um ambiente seguro e digno. “Foram dois anos aguardando por esse momento. Receber as chaves hoje é a certeza de que tem quem olhe e cuide de nós”, disse Aparecida, emocionada.

De São Benedito a Cachoeiro de Itapemirim
A segunda beneficiada foi Aparecida do Amaral, trabalhadora rural e mãe de sete filhos. Por 17 anos, ela viveu em uma casa em São Benedito com sérios problemas estruturais, localizada em uma Área de Interesse Ambiental (AIA). A residência não tinha banheiro, apresentava rachaduras e sequer possuía colunas adequadas.
Após anos de espera e com a possibilidade de escolher o novo local de moradia, Aparecida optou por se mudar para Cachoeiro de Itapemirim, onde ficará mais próxima de uma de suas filhas. Além do novo lar, a família recebeu da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) um kit com geladeira, fogão e televisão, também entregue à primeira família contemplada.
Emocionada, Aparecida relembrou a trajetória de superação: “Eu criei meus filhos com muita luta. Já moramos embaixo de lona. Cheguei ao fundo do poço, mas essa gestão segurou minhas mãos e me tirou de lá. Hoje, o que sinto é gratidão.”

Moradia com dignidade é prioridade
A entrega das casas contou com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini, do subsecretário de Habitação, Tiago Benezoli, além de representantes da sociedade civil.
“O programa Casa Feliz e Segura é o maior programa habitacional da história do Espírito Santo. Hoje estamos realizando sonhos, o da casa própria, da segurança habitacional e do conforto”.
afirmou o prefeito.
Já Tiago Benezoli destacou o impacto social da iniciativa: “O Bônus Moradia é muito mais do que entregar uma casa. É dar oportunidade para as famílias continuarem escrevendo suas histórias. Nosso compromisso é garantir condições mais dignas para todos.”
Com foco na reconstrução de vidas e fortalecimento de comunidades, o Casa Feliz e Segura segue como um importante instrumento de transformação social, promovendo justiça habitacional e resgatando a cidadania de centenas de famílias capixabas.