Durante a madrugada desta sexta-feira (21), um detento foi morto na Penitenciária de Segurança Máxima 1, localizada no Complexo Penitenciário Rodrigo Figueiredo da Rosa, em Viana. Paulo Cesar dos Santos, de 40 anos, cumpria pena desde 2020 por homicídio e furto. Ele foi assassinado por seu companheiro de cela, Jonatas Aquiles Gonçalves de Souza, de 26 anos, preso por homicídio e tortura desde 2017.
Crime brutal
Segundo a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o crime foi descoberto quando outros detentos chamaram os agentes penitenciários, informando que um preso estava passando mal. Ao chegarem à cela, os agentes encontraram a vítima já sem vida, com sinais de extrema violência, incluindo os olhos arrancados. O suspeito do crime teria utilizado um cano de chuveiro como arma.
Autuado em flagrante
Jonatas foi encaminhado à Delegacia Regional de Cariacica, onde foi autuado, e posteriormente retornará ao sistema prisional. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que apura as circunstâncias do crime. A Secretaria de Justiça informou que todas as autoridades judiciais foram notificadas.
O crime segue em investigação, e as autoridades penitenciárias não divulgaram mais detalhes sobre a possível motivação do assassinato.
