Dois adolescentes, ambos de 17 anos, foram apreendidos na noite da última quarta-feira (10) pela Guarda Civil Municipal de Vitória, após uma tentativa de fuga no bairro Consolação. Com eles, foram encontrados uma pistola calibre .40 com numeração raspada, drogas, dinheiro e outros materiais ilícitos.
Perseguição após denúncias
A ação aconteceu por volta das 22h50, quando agentes da Guarda realizavam patrulhamento na região em resposta a denúncias de tráfico de drogas e presença de pessoas armadas. Ao avistarem dois jovens em atitude suspeita, os guardas tentaram realizar a abordagem. Os suspeitos, no entanto, fugiram invadindo residências e pulando muros, mas foram localizados e detidos na Rua Desembargador José Batalha.
Arma e drogas abandonadas durante a fuga
Durante a perseguição, os adolescentes abandonaram uma pistola calibre .40 com 16 munições no quintal de uma das casas. O armamento estava com a numeração raspada. Eles também tentaram se livrar de uma sacola contendo 17 buchas de maconha, 11 porções de haxixe, 28 papelotes de cocaína e 31 pedras de crack. Além disso, foram apreendidos um rádio comunicador, celulares e R$ 438 em dinheiro.

Ligação com o tráfico de drogas
Segundo o inspetor Prevedello, um dos adolescentes confessou ser gerente do tráfico no bairro Santos Dumont, atuando em nome de uma facção criminosa. Ele relatou que usava a arma para proteger o ponto de venda de entorpecentes contra grupos rivais.
“Ele e o outro adolescente foram devidamente apresentados às autoridades competentes”, informou o inspetor.
Os dois foram encaminhados, junto com o material apreendido, para a Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle), onde o caso foi registrado.
Horas antes, homem é flagrado com arma falsa em outro bairro da capital
Poucas horas antes da ocorrência no Consolação, a mesma equipe da Guarda Civil Municipal de Vitória apreendeu um simulacro de arma de fogo no bairro Goiabeiras. O objeto estava com um motociclista de 31 anos, abordado na Rodovia das Paneleiras.
Até o fechamento desta reportagem, não havia confirmação se o homem foi conduzido à delegacia de plantão para prestar esclarecimentos sobre o motivo de estar portando uma arma falsa.
A importância do trabalho preventivo
A gerente de Proteção Comunitária da Guarda Municipal, Jacimara Camponez, destacou a importância da atuação da corporação:
“A apreensão de simulacros colabora para evitar situações de risco, já que muitas vezes esses objetos são utilizados em práticas criminosas. A população pode colaborar acionando o 190 sempre que presenciar uma situação suspeita”.
alertou Jacimara.
A Guarda Civil Municipal de Vitória segue atuando de forma ostensiva e integrada com outras forças de segurança, buscando garantir a tranquilidade e segurança da população capixaba.