O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu dois alertas de chuvas fortes para o Espírito Santo entre este sábado (19), e a manhã de domingo (20). As previsões indicam risco de temporais, especialmente na região Sul do Estado, que pode enfrentar condições climáticas mais severas.
O alerta mais grave é o de nível laranja, que indica perigo potencial de chuvas intensas e ventos fortes, com volumes de precipitação entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, além de rajadas de 60 a 100 km/h. Esse aviso é válido até às 23h59 deste sábado (19) e atinge 23 municípios capixabas, incluindo Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes, Iúna, Guaçuí e Alegre.
Segundo o Inmet, há risco de alagamentos, quedas de galhos de árvores, descargas elétricas e interrupção no fornecimento de energia elétrica nas áreas abrangidas.
Cidades sob alerta laranja
Alegre, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.
Já o alerta de nível amarelo, considerado menos grave, abrange todos os municípios do Estado. A previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos entre 40 e 60 km/h, até às 10h da manhã de domingo (20). Nesses locais, a chance de danos é menor, mas o Inmet ainda recomenda atenção.
Recomendações de segurança
– Evite se abrigar sob árvores durante ventanias.
– Não estacione veículos próximos a torres de energia ou outdoors.
– Desligue aparelhos eletrônicos das tomadas.
– Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
A população deve se manter atenta às atualizações dos órgãos oficiais e evitar áreas de risco. A previsão de chuva intensa reforça a necessidade de cuidado redobrado, especialmente nas cidades mais vulneráveis.