Um sujeito condenado por estupro de vulnerável foi recapturado na tarde desta sexta-feira (05) por equipes da Divisão de Escolta e Recaptura Policial da Polícia Penal, no bairro Vila Prudêncio, em Cariacica. Ele estava foragido do sistema prisional desde 17 de outubro deste ano. O nome do detido não foi divulgado para preservar a identidade das vítimas.
Monitoramento após a fuga
De acordo com o diretor de Operações da Polícia Penal, Weleson Vieira, o homem passou a ser monitorado assim que a fuga foi constatada. Nesse período, a corporação recebeu diversas denúncias indicando que o foragido estava circulando por uma área de mata próxima a uma escola do bairro, onde tentava assediar crianças.
“Assim que tivemos conhecimento da fuga, iniciamos o monitoramento. Depois disso, começaram a chegar denúncias de que ele usava uma região de mata próxima a uma escola e ficava ali tentando assediar crianças”.
afirmou o diretor.
Ação da Polícia Penal
As equipes foram até a residência indicada nas denúncias e localizaram o foragido. Segundo a Polícia Penal, ele não ofereceu resistência ao ser abordado. O homem cumpria pena no regime semiaberto quando fugiu. Weleson Vieira informou ainda que ele já havia passado pelo sistema prisional entre 2017 e 2022 e retornou ao sistema em 2025, novamente no semiaberto.
Possível regressão de regime
Com a recaptura, o Judiciário deve avaliar a regressão do regime prisional, podendo determinar o retorno do condenado ao regime fechado. Ainda não há confirmação de novas vítimas durante o período em que ele permaneceu foragido.
“Não sabemos precisar se houve abuso. Se houver, a Polícia Civil deve apurar”.
completou o diretor.
Encaminhamento
Após ser detido, o homem foi levado ao Plantão da 4ª Delegacia Regional de Cariacica, onde foi apresentado e permanece à disposição da Justiça.
