Três detentos escaparam da Penitenciária Regional de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, durante a madrugada desta segunda-feira (01). Segundo a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), os presos serraram a grade da cela e conseguiram acessar o alambrado com tela cortante, por onde deixaram o presídio.
As forças de segurança realizam buscas na região para localizar os fugitivos. Informações preliminares apontam que os detentos teriam aproveitado o período noturno para executar o plano de fuga, mas os motivos oficiais ainda serão esclarecidos no decorrer das investigações.
Fugitivos identificados
A Sejus informou que os três presos foragidos são:
- Israel Silva Oliveira Batista – preso desde abril de 2023, acusado de roubo;
- Ricardo Pio Monteiro – detido desde maio de 2023 por furto, roubo e tráfico de drogas;
- Yantia de Carvalho Lourenço – preso desde março de 2022 por homicídio, roubo e tráfico de drogas.
Os três são considerados de alta periculosidade pelas autoridades.
Investigação em andamento
A ocorrência foi registrada junto à Polícia Civil, que já iniciou a investigação para identificar possíveis falhas de segurança e entender como os detentos conseguiram romper a estrutura física da unidade prisional.
A Sejus informou que abriu um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar responsabilidades e eventuais falhas operacionais no presídio. A pasta destacou que todas as medidas protocolares foram adotadas, incluindo comunicação imediata ao Sistema de Justiça e às forças policiais.
O Serviço de Inteligência Penitenciária atua em conjunto com a Polícia Penal para levantar informações que possam auxiliar na recaptura dos fugitivos.
Como ajudar
A corporação reforça que qualquer informação que possa levar à localização dos detentos pode ser repassada anonimamente ao Disque-Denúncia 181. O sigilo é garantido, e todas as informações recebidas são verificadas pelas autoridades.
