O Governo do Estado do Espírito Santo anunciou nesta quinta-feira (17) uma nova forma de pagamento para os passageiros do sistema Aquaviário. A partir de agora, será possível pagar a tarifa utilizando cartões de crédito ou débito com tecnologia de aproximação (contactless), facilitando o embarque para turistas e usuários que não estiverem com o CartãoGV.
O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, que destacou os benefícios da nova modalidade de pagamento. “Isso é importante para o usuário do dia a dia, que às vezes esquece o CartãoGV, mas está sempre com o cartão de crédito ou débito, e também para o turista, que não tem o CartãoGV”, afirmou Casagrande.
Agilidade e praticidade
Para utilizar o novo método, basta aproximar o cartão de crédito ou débito no leitor específico, localizado abaixo dos validadores do CartãoGV. A medida já está em vigor, mas, por enquanto, é válida apenas para as estações do sistema Aquaviário. Nos ônibus do Transcol, o pagamento continua sendo realizado exclusivamente pelo CartãoGV ou aplicativo.
A tarifa segue no valor de R$ 4,90 de segunda a sábado, e R$ 4,30 aos domingos e feriados.

Expansão do Aquaviário
O sistema Aquaviário foi inaugurado em agosto de 2023 e atualmente conta com três estações: Praça do Papa (Vitória), Prainha (Vila Velha) e Porto de Santana (Cariacica). Com a chegada da terceira embarcação em janeiro de 2024, foi possível oferecer viagens noturnas. Já a quarta lancha, que enfrentou atrasos, começou a operar em novembro do ano passado.
A expansão do sistema está em andamento, com previsão de cinco novas estações, fruto de investimentos do Governo do Estado e do Governo Federal, via PAC. As obras da nova estação na Rodoviária de Vitória já começaram. Outros dois pontos de embarque em Vitória estão previstos para início de construção ainda este ano. Já as estações previstas para Vila Velha e Cariacica ainda não têm data definida para o início das obras.
Operação especial durante a Festa da Penha
Durante a Festa da Penha, uma das maiores celebrações religiosas do país, o sistema Aquaviário terá uma operação especial com horários estendidos entre os dias 25 e 28 de abril. A medida visa facilitar o deslocamento de moradores e turistas que participarem dos eventos religiosos.
As linhas Praça do Papa x Prainha (402) e Porto de Santana x Prainha (403) terão viagens extras. Na sexta-feira (25), domingo (27) e segunda-feira (28), a última saída das embarcações será às 22h. No sábado (26), haverá uma viagem adicional à 1h da manhã de domingo (27), por conta da tradicional Romaria dos Homens.
A Estação da Prainha, principal ponto de desembarque, está localizada nas proximidades do Convento da Penha, o que facilita o acesso às celebrações religiosas. A ação pretende garantir conforto, agilidade e segurança aos participantes da festa, reforçando o papel do Aquaviário como uma alternativa eficiente de transporte público.