O governador Renato Casagrande esteve nesta quinta-feira (24) em Bom Jesus do Norte, no sul do Espírito Santo, para inaugurar uma série de obras voltadas à segurança urbana, infraestrutura e educação, além de anunciar novos investimentos no município. A agenda oficial incluiu a entrega de muros de contenção, a reforma de um prédio histórico para instalação de uma escola técnica estadual e a inauguração de uma nova unidade escolar municipal.
Destaque entre as obras, dois muros de contenção foram finalizados com o objetivo de proteger áreas de risco elevado, apontadas pela Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM). Um dos muros, com 100 metros de extensão, foi construído na Rua Demerval Medina, área classificada com risco geológico muito alto (R4). O outro, também com 100 metros lineares, foi erguido na Avenida Cristiano Dias Lopes, no bairro Silvana — local que apresenta riscos R3 e R4, conforme laudos técnicos.
“Estamos entregando o terceiro muro de arrimo em Bom Jesus do Norte, por meio do Fundo Cidades, voltado a obras de adaptação às mudanças climáticas. É um investimento que prepara as cidades para enfrentar eventos extremos”, declarou Casagrande.
As estruturas foram executadas com geocomposto de PVC, concreto ciclópico e drenagem adequada, com o objetivo de evitar deslizamentos e alagamentos, especialmente em áreas cortadas pelo Rio Itabapoana. As obras foram viabilizadas com recursos do Fundo Cidades, que já investiu R$ 10,7 milhões no município, segundo a secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso.
Nova escola técnica e ampliação do ensino
Além das obras de contenção, foi inaugurada a reforma do antigo Prédio Jamile, no bairro Belvedere, que agora dará lugar a um Centro Estadual de Educação Técnica (CEET). O prédio, com mais de 40 anos e anteriormente utilizado como hospital, foi completamente modernizado. A nova estrutura possui 23 salas de aula e sete banheiros adaptados para pessoas com deficiência, com capacidade para atender quase 500 alunos em cursos técnicos e de qualificação profissional, por meio dos programas QualificarES e UAB (Universidade Aberta do Brasil).
“Estamos investindo na educação, trazendo o ensino técnico e uma nova escola municipal. No Espírito Santo, o aluno é capixaba — não importa se é escola do Estado ou da Prefeitura”, destacou o governador.
Ainda na área da Educação, o Estado entregou a nova unidade da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) São Sebastião. A escola recebeu investimentos de R$ 2,03 milhões e conta com seis salas de aula, biblioteca, cozinha, banheiros e demais dependências, ampliando a oferta de vagas de 206 para 360 alunos.

Novos projetos a caminho
Durante a visita, Casagrande também deu Ordem de Serviço para a construção do Centro de Convivência da Pessoa Idosa, ampliando o leque de ações voltadas à inclusão social e ao bem-estar da população de Bom Jesus do Norte.
As iniciativas refletem a estratégia do governo estadual de fortalecer os municípios capixabas com investimentos diretos em infraestrutura, educação e segurança, com foco na adaptação climática e no desenvolvimento regional.