Quatro jovens foram detidos pela Guarda Civil Municipal de Vitória após serem flagrados realizando pichações no Centro da capital, na noite desta última quinta-feira (15). A ação contou com o apoio da Central de Monitoramento, que identificou o grupo em atividade e acionou as equipes de patrulhamento.
Flagrante por câmeras de vigilância
De acordo com a Guarda de Vitória, operadores visualizaram cerca de dez pessoas realizando pichações nas proximidades da Catedral Metropolitana, um dos principais pontos turísticos da cidade. As equipes foram enviadas ao local e abordaram o grupo. Após revista, seis deles foram liberados.
Quatro jovens — de 19, 28 e dois de 21 anos — foram detidos. Com três deles, os agentes encontraram buchas de maconha e haxixe. O quarto portava tinta usada para pichação.
Detidos encaminhados à delegacia
Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia Regional de Vitória, junto com os materiais apreendidos. Segundo o inspetor Picoli, não houve necessidade de algemas durante o procedimento.
“Diante dos fatos, os envolvidos foram detidos e conduzidos à Delegacia Regional de Vitória, onde foram apresentados à autoridade policial de plantão, juntamente com os materiais apreendidos. Ressalto que não houve necessidade de utilização de algemas, tendo em vista a postura colaborativa apresentada pelos conduzidos durante todo o procedimento de abordagem”.
afirmou o inspetor.
Pichação é crime
A Guarda Municipal reforça que a pichação de patrimônio público ou privado é considerada crime, conforme o artigo 65 da Lei nº 9.605/98, com pena de três meses a um ano de detenção, além de multa.
A orientação é que qualquer cidadão que presenciar o crime acione imediatamente o Ciodes pelo número 190. Proprietários de imóveis também são incentivados a registrar Boletim de Ocorrência para auxiliar no planejamento de ações preventivas.
Programa Viva Centro
Desde o início de 2025, o Programa Viva Centro vem promovendo melhorias estruturais, culturais e urbanas na região central de Vitória. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Segurança Urbana em parceria com outras pastas municipais, busca revitalizar a área por meio de ações como poda de árvores, limpeza, pintura de espaços públicos e estímulo à ocupação positiva dos ambientes.
Segundo o secretário de Segurança Urbana, Amarílio Boni, a proposta adota princípios de arquitetura, paisagismo e gestão urbana para reduzir a criminalidade.
“Trata-se de uma abordagem multidisciplinar que utiliza o design arquitetônico, paisagismo e gestão do ambiente para reduzir o crime e o medo do crime, incentivando a vigilância natural e o controle do acesso, além de reforçar o sentimento de pertencimento a um território”.
explicou.
Compromisso com a segurança
A Guarda de Vitória afirma que segue atuando de forma integrada com outras forças de segurança para garantir um ambiente mais seguro e preservar a ordem na capital.
