Durante uma blitz de fiscalização na madrugada do último domingo (17), a Guarda Civil Municipal de Vitória apreendeu um adolescente de 16 anos e deteve um homem de 28 em posse de arma de fogo e entorpecentes. A ação ocorreu na Avenida Elias Miguel, na região da Vila Rubim, em Vitória.
Segundo informações da corporação, os dois indivíduos estavam em uma motocicleta furtada e tentaram evitar o ponto de bloqueio ao avistarem a blitz. A tentativa de fuga foi rapidamente contida pela equipe do Grupamento Tático Operacional (GTO), que realizou a abordagem.
“Durante as abordagens aos veículos, dois indivíduos em uma moto tentaram se esquivar ao se depararem com a fiscalização. No entanto, a equipe realizou o cerco e logo descobriu que se tratava de um veículo com restrição. Os ocupantes foram revistados no momento em que foram encontradas a arma e a droga”.
informou Charles De Marchi, coordenador do GTO.
Arma, munição e entorpecentes apreendidos
Com o adolescente, que estava na garupa da moto, foram encontrados nove frascos de lança-perfume, 24 buchas de maconha e 14 munições intactas, que estavam escondidas dentro de uma meia. Também foi apreendido um revólver calibre .38, municiado e com a numeração raspada.
Já com o condutor do veículo, os agentes localizaram R$ 150 em espécie, cartões e um aparelho celular. Ele já possui passagem pela polícia por adulteração de veículo.

Veículo furtado
A motocicleta utilizada pela dupla havia sido furtada há aproximadamente um mês no bairro Carapina, no município da Serra. O veículo foi removido para o pátio autorizado.
Os dois envolvidos foram encaminhados à Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle), onde o caso seguirá sob investigação.
Blitz e ações preventivas
Durante a operação, foram realizados 203 testes de alcoolemia e lavrados 26 autos de infração, seis deles por recusa ao bafômetro. As ações fazem parte de uma série de fiscalizações promovidas pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana, que já realizou 129 blitze somente no primeiro semestre deste ano, com foco em motocicletas, alcoolemia e demais requisitos de segurança no trânsito.
O secretário da pasta, Amarílio Boni, ressaltou a importância das fiscalizações.
“As blitz têm um papel fundamental não apenas para a segurança viária, mas também para a prevenção e repressão de crimes. Essa ação mostra como a presença constante da Guarda de Vitória nas ruas contribui para reduzir riscos de acidentes e também para retirar de circulação armas e drogas que poderiam alimentar a criminalidade”.
destacou.
Queda nos índices de violência e acidentes
A atuação da Guarda Municipal tem contribuído diretamente para a redução dos índices de violência e acidentes na capital capixaba. Entre janeiro e julho deste ano, Vitória registrou queda de 41% nos casos de mortes no trânsito e de 46% nos homicídios, aumentando a sensação de segurança da população.