O efetivo da Guarda Civil Municipal de Vitória concluiu, nesta última quarta-feira (16), o Curso de Qualificação Profissional (EQP) de 2025, etapa obrigatória de atualização e capacitação para os agentes que atuam na capital capixaba. Divididos em 20 turmas, os guardas participaram de 80 horas de instruções, que incluíram tanto aulas teóricas quanto treinamentos práticos voltados à melhoria do atendimento e ao uso de novas tecnologias.
Profissionais em prol do cidadão de bem
Durante o curso, os agentes revisaram legislações atualizadas, passaram por reformulações nos atendimentos prioritários e receberam treinamentos específicos sobre abordagens operacionais, manuseio de armamentos, técnicas de incursão e simulações em campo. Um dos destaques deste ano foi o uso de instrutores oriundos, em sua quase totalidade, da própria corporação, com exceção das disciplinas ligadas à Defesa Civil.



Grande avanço
Além disso, a formação deste ano trouxe novidades como o reconhecimento de frentes de trabalho especializadas, a exemplo do policiamento orientado por inteligência e os avanços tecnológicos da Central de Monitoramento de Vitória. Segundo a gerente de Formação e Atenção Psicossocial da Guarda, Annelise Alves, a proposta é nivelar o conhecimento da tropa e garantir um profissional cada vez mais preparado para atender à população.
— É o momento para atualizar toda a legislação, reformular os procedimentos operacionais e nivelar o conhecimento das nossas equipes. Com isso, a população ganha um profissional mais fortalecido para trabalhar, com técnica apurada para atender as demandas da segurança pública e viária e que atua com o respeito devido à sociedade — destacou Annelise.
O curso também incluiu temas como o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade e o uso de aplicativos e ferramentas digitais no cotidiano da Guarda. Para Annelise, essas atualizações refletem a evolução das necessidades da população e a modernização do serviço prestado.
— Adaptar-se às novas demandas é indispensável. Um exemplo é que, quando a Guarda de Vitória foi criada, não era comum o uso de telefone. Hoje, grande parte do nosso trabalho envolve smartphones ou tablets. Também nos aperfeiçoamos em como lidar com os cidadãos em suas diversas realidades para que o nosso serviço seja realizado da melhor forma — concluiu.
O EQP é uma das ações estratégicas da corporação para garantir a constante evolução da Guarda Municipal de Vitória, que busca unir conhecimento técnico, inovação e sensibilidade social em suas operações diárias.