Uma tragédia comoveu moradores de Jerônimo Monteiro, no Sul do Espírito Santo, após um pai morrer afogado junto com o filho mais novo ao tentar salvar os dois filhos em um rio da zona rural do município. A vítima foi identificada como Jeremias Machado Ribeiro, de 41 anos. O menino que também morreu é Bernardo de Barros Ribeiro, de 7 anos.
De acordo com familiares, Jeremias conseguiu salvar o filho mais velho, de 11 anos, que havia sido arrastado para uma parte funda do rio, mas acabou sendo levado pela correnteza ao tentar retornar. O filho mais novo, Bernardo, se aproximou do local na tentativa de ajudar e também foi puxado pela força da água. Pai e filho não resistiram.
Tragédia durante confraternização em família
O acidente aconteceu na tarde do dia 25 de dezembro, feriado de Natal, em uma chácara localizada na localidade de Capixaba, na zona rural de Jerônimo Monteiro. A família, formada por 11 adultos e quatro crianças, costumava se reunir no local durante datas comemorativas.
Segundo relato da irmã de Jeremias, Nilza Ribeiro Massafra, todos estavam se divertindo quando decidiram ir até o rio para se refrescar devido ao forte calor.
“Eles estavam brincando, jogando bola, estava muito calor, aí quiseram ir ao rio tomar banho. Já tinham ido outras vezes. Todos sabiam nadar. Nós fomos criados na beira de rio, mas infelizmente aconteceu a fatalidade”.
contou.
Ainda segundo Nilza, o filho mais velho de Jeremias acabou caindo em um buraco fundo do rio.
“O menino saiu da parte rasa e caiu num buraco. Jeremias pulou para salvar o filho e conseguiu. Ele tirou o menino, mas perdeu as forças logo depois. O Bernardo se aproximou e também foi levado. Um sobrinho ainda tentou ajudar, mas acabou desmaiando”.
relatou.
Buscas e sepultamento
As buscas começaram ainda na quinta-feira (25), mas precisaram ser interrompidas durante a noite. Na manhã de sexta-feira (26), equipes de mergulho retomaram os trabalhos e localizaram os corpos no início da tarde.
A perícia da Polícia Científica foi acionada, e os corpos foram encaminhados ao Serviço Médico Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim, onde passaram por exames de necropsia. O sepultamento ocorreu na manhã deste sábado (27), no Cemitério Municipal de Jerônimo Monteiro, com caixões fechados.
Última pregação emocionou fiéis
Além da comoção pela tragédia, um vídeo da última pregação de Jeremias, realizada no dia 21 de dezembro, ganhou grande repercussão nas redes sociais. Quando o presbítero pregou na Igreja Assembleia de Deus Efraim, no Centro de Jerônimo Monteiro, ele se preparava para se tornar pastor e havia concluído todas as provas ministeriais.
Durante o culto, Jeremias falou sobre a importância de aproveitar a vida e os momentos em família.
“Nós não sabemos o dia de amanhã, não sabemos o momento que Jesus vai nos chamar. Então temos que aproveitar o momento”.
disse aos fiéis.
Imagens registradas
O trecho foi gravado pela cantora Ester Fagundes, amiga da família, e posteriormente divulgado pelo portal G1. Veja o vídeo.
Presbítero falava sempre sobre família
“Foi muito impressionante. Segundo o pastor, há cerca de um mês ele vinha falando muito sobre isso, sobre aproveitar a família”.
comentou Ester.
Homem de fé e pai dedicado
Natural do Rio de Janeiro, Jeremias morava em Itaboraí (RJ), onde trabalhava como caldeireiro. Ele viajou com a esposa e os três filhos — um de 11 anos, Bernardo de 7 e um bebê de apenas 5 meses — para passar o Natal com familiares no Espírito Santo. A volta para casa estava prevista para o dia 27, data do sepultamento.
“Ele era um cristão de verdade, vivia o que pregava. Um homem de muita fé, muito dedicado à família”.
afirmou a irmã Nilza.
Bernardo foi descrito pelos familiares como uma criança alegre e muito ativa.
“Ele era pequeno, mas muito esperto, bagunceiro e feliz. Não tinha tempo ruim com ele”.
disse a tia.
A tragédia deixou a cidade em luto e gerou forte comoção nas redes sociais, onde moradores e fiéis prestaram homenagens à família.
Créditos de apuração e reportagem
A presente reportagem foi elaborada com base nas informações apuradas e publicadas pelo portal G1, ao qual creditamos a apuração dos fatos. Nossa equipe utilizou os dados obtidos por esse veículo como referência principal para a construção desta reportagem.
Agradecemos ao G1 pelo trabalho jornalístico e pela contribuição à disseminação da informação.
