O traficante Thiago Moraes Pereira Pimenta, conhecido como Panda, faleceu na noite desta quarta-feira (16), em um hospital da Vila Rubim, no município de Vitória. Panda, de 26 anos, era irmão de Marujo, um dos criminosos que na época era o mais procurado do Espírito Santo. Panda estava em tratamento contra um Linfoma de Hodgkin.
Quase um ano preso
Panda havia sido preso em julho de 2024, após ser encontrado na casa do pai, escondido debaixo de um lençol. Sua captura ocorreu quando ele estava sendo procurado, pois sua tornozeleira eletrônica havia perdido o sinal, resultando em sua desconexão com a Diretoria de Movimentação Carcerária e Monitoramento Eletrônico da Secretaria de Justiça (Sejus).

Entenda o caso
Antes de sua prisão, em 2021, Panda já havia enfrentado problemas na justiça por tráfico de drogas, sendo liberado sob monitoramento em março de 2024 para tratamento de um câncer no pulmão. Entretanto, em maio, ele deixou de ser monitorado e fugiu, o que levou a uma nova busca policial.
As investigações que visavam sua recaptura ganharam força após a divulgação de uma foto em redes sociais, onde aparecia junto a outro membro de uma facção criminosa. Essa pista foi crucial para que as autoridades localizassem seu paradeiro. O jovem estava armado, porém não ofereceu resistência à prisão.

Momento da prisão
De acordo com Welerson Vieira, diretor de operações penais da Polícia Penal, os agentes que foram à casa de seu pai encontraram uma pessoa coberta por um lençol. Os familiares afirmaram tratar-se do irmão mais novo de Panda, uma criança de apenas 10 anos, alegando que ele estava doente e não poderia ser mexido. No entanto, os policiais desconfiaram da história e descobriram que, na verdade, era Thiago quem estava se escondendo.
Panda foi recapturado sem resistência, e com ele foi encontrada uma arma. A operação que levou à sua prisão foi conduzida em conjunto pelas polícias Penal e Civil, destacando os desafios enfrentados pelas autoridades na luta contra o crime organizado no Espírito Santo.