Um jovem de 22 anos foi flagrado pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) pilotando uma motocicleta sem habilitação e com a placa apagada, na tarde desta quinta-feira (03), no bairro Barro Vermelho, no município de Vitória. A abordagem foi feita por agentes da equipe Setorial da Guarda, que realizavam patrulhamento de rotina na região.
Placa com pouca visibilidade
De acordo com o guarda municipal Bertolo, a motocicleta chamou atenção por circular com a placa ilegível. “A placa ilegível é uma infração de trânsito, por isso realizamos a abordagem ao condutor. Ao solicitarmos a habilitação, ele nos informou que nunca sequer tirou a permissão para conduzir qualquer veículo”, afirmou.
Diante das irregularidades, foram aplicadas infrações por circular com placa apagada, conduzir sem habilitação e, também, contra o proprietário do veículo, por permitir que uma pessoa não habilitada conduzisse a moto.
Para evitar que o veículo fosse removido ao pátio, o jovem acionou um amigo com habilitação, que compareceu ao local e assumiu a condução da moto.

Infração gravíssima e recorrente
Conduzir sem CNH ou permissão é uma infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa no valor de R$ 880,41. Nesses casos, o veículo pode ser retido até a chegada de um condutor habilitado.
Somente no primeiro semestre de 2025, 645 pessoas foram autuadas em Vitória por dirigir sem possuir habilitação, número que preocupa as autoridades de trânsito.
“Percebemos que nem um item primordial, que é estar adequadamente habilitado para a condução de veículo automotor, está sendo atendido. Condutores assim não deveriam estar circulando com veículos, uma vez que não têm a capacitação devida, oferecendo riscos para eles, seus passageiros e também para os demais integrantes do trânsito”.
destacou Marcelo Paraguassu, gerente de Fiscalizações do Trânsito (GOFT) da Guarda Municipal.
Fiscalização e educação
Além da intensificação das blitz e abordagens, a Guarda de Vitória reforça o trabalho de conscientização nas escolas e eventos comunitários, com ações educativas voltadas à segurança viária e à formação de futuros motoristas mais responsáveis.