Uma intensa perseguição policial terminou em morte na madrugada desta quinta-feira (01), no município de Viana. Um motociclista de 24 anos morreu após cair da moto e ser atropelado por uma viatura da Polícia Militar durante uma tentativa de fuga no bairro Nova Bethânia. A ocorrência aconteceu nas primeiras horas do primeiro dia do ano de 2026 e deixou moradores assustados após o carro policial colidir contra uma residência.
O que diz a Polícia Militar
De acordo com a Polícia Militar, equipes realizavam patrulhamento de rotina quando avistaram Lucas David Piffer dos Santos, de 24 anos, pilotando uma motocicleta sem capacete. Na garupa estava a namorada dele, uma adolescente de 17 anos.
Os policiais afirmam que deram ordem de parada, mas o condutor desobedeceu e acelerou, dando início a uma perseguição pelas ruas do bairro.
Perseguição terminou em queda e atropelamento
Ainda segundo relatos da PM e de testemunhas, a motocicleta e a viatura seguiam no mesmo sentido quando Lucas perdeu o controle do veículo ao passar por um quebra-molas e caiu. A viatura não conseguiu frear a tempo, passou por cima da motocicleta e arrastou o jovem por alguns metros.
Lucas e a adolescente foram arremessados para próximo de uma caixa d’água. A viatura só parou após invadir e colidir contra o muro de uma residência do outro lado da via.

Imagens circularam nas redes sociais
Após o acidente, moradores registraram vídeos e fotos que rapidamente passaram a circular nas redes sociais. As imagens mostram a gravidade da colisão, os destroços espalhados pela rua e os danos causados à residência atingida. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento exato do ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
Morte no local e garupa socorrida
Devido à gravidade dos ferimentos, Lucas morreu no local. A adolescente foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com suspeita de fraturas nas pernas e no braço.
Segundo o pai da jovem, ela foi encaminhada ao Hospital Estadual São Lucas, em Vitória, onde deverá passar por cirurgia.
“Minha filha está no hospital, quebrou a perna e o braço. Vai passar por cirurgia. Jogaram o carro em cima de propósito, para matar mesmo, só pode. Mas tem que respeitar o direito dos outros, né?”
disse o pai da adolescente em entrevista ao portal G1. A identidade dele não foi divulgada para preservar a menor de idade.
Casa atingida e moradores em choque
Com o impacto da colisão, a viatura destruiu parte da lateral da residência, derrubou uma coluna e espalhou destroços pelo interior do imóvel. A dona de casa Quézia Cristiane Zucon contou que os escombros atingiram o quarto das filhas, que não estavam no cômodo no momento do acidente.
“A viatura vinha em alta velocidade e não teve como parar. Bateu na casa desgovernada. Graças a Deus as crianças não estavam no quarto. O ventilador quebrou, a máquina de lavar foi atingida e os brinquedos voaram. Ninguém esperava isso em pleno Ano Novo”.
relatou.
Versão da família do motociclista
Familiares de Lucas afirmaram que ele havia passado a virada do ano em uma festa e que pode ter consumido bebida alcoólica. Eles alegam que o jovem era habilitado e questionam a conduta da polícia durante a perseguição.
“Ele estava numa festa como qualquer jovem da idade dele. Estava levando a esposa até a casa da mãe para desejar feliz ano novo quando aconteceu isso. A polícia encurralou ele no bairro e passou por cima dele. Isso só porque ele estava sem capacete”.
afirmou Jadilson Rodrigues de Souza, concunhado da vítima.
Ainda segundo a família, uma câmera de segurança de um vizinho teria registrado o momento em que a viatura atinge a casa. Os parentes classificam a abordagem como equivocada.
“Pergunto até ao governador do Estado se essa é a ação da polícia: passar por cima se estiver sem capacete. A polícia matou uma pessoa inocente e trabalhadora. Deixou esposa. O que o governador vai fazer?”
questionou Jadilson.
Moradores relatam susto
Quem estava na rua no momento do acidente foi surpreendido pelo impacto.
“A gente escutou o barulho, mas tinha muitos fogos por causa do Ano Novo. Mesmo assim, foi um estrondo muito forte. Não é a primeira vez que tem perseguição aqui”.
disse a aposentada Elcimar Vieira.
Ocorrência segue em andamento
A ocorrência foi registrada na Delegacia Regional de Cariacica, onde o policial que conduzia a viatura prestou depoimento. A Defesa Civil de Viana esteve no imóvel atingido para avaliar os danos estruturais.
Até o fechamento desta reportagem, o caso seguia em andamento.
Créditos de apuração e reportagem
A presente reportagem foi elaborada com base nas informações apuradas e publicadas pelo portal G1, ao qual creditamos a apuração dos fatos. Nossa equipe utilizou os dados obtidos por esse veículo como referência principal para a construção desta reportagem.
Agradecemos ao G1 pelo trabalho jornalístico e pela contribuição à disseminação da informação.
