Uma perseguição terminou com dois homens baleados após uma tentativa de abordagem da Guarda Municipal de Vitória, na tarde desta última terça-feira (15), na Curva do Saldanha, na Capital. O motorista, identificado como Wanderson Verly Cardoso, tinha um mandado de prisão em aberto por estelionato e tentou atropelar os agentes durante a fuga.
De acordo com a Guarda, a ação foi planejada após um alerta do serviço reservado da Polícia Militar, que monitorava um Nissan Kicks suspeito de transportar dois indivíduos investigados. O carro foi detectado entrando em Vitória, e um bloqueio foi montado na Curva do Saldanha para interceptar o veículo.
Tentativa de fuga e tiros
Assim que os guardas deram ordem de parada, o motorista acelerou e tentou jogar o carro contra os agentes. Para impedir a fuga, os guardas dispararam cinco tiros contra o veículo. O motorista e o carona foram baleados. O boletim de ocorrência não detalha quantos tiros atingiram os homens nem em que regiões do corpo.
Wanderson foi socorrido e levado a um hospital, onde permanece sob escolta. O mandado contra ele foi expedido pela Justiça de São Gabriel da Palha, no Noroeste do Espírito Santo, com agravante por prática de estelionato contra idosos ou vulneráveis. Ele já tinha passagens pelo sistema prisional entre 2016 e 2021, também por estelionato.
Quando receber alta, Wanderson será transferido para o presídio. Além do mandado anterior, ele também foi autuado em flagrante por resistência e desobediência.
Carona foi liberado
O passageiro do carro também foi baleado e recebeu atendimento médico. Após ser encaminhado à delegacia, ele foi liberado. Segundo a Polícia Civil, “a autoridade policial não identificou elementos suficientes para realizar a prisão em flagrante”. O nome do carona não foi divulgado.
Abordagens e tecnologia
A comandante da Guarda Municipal, Dayse Barbosa, destacou que a corporação realiza abordagens com frequência, em conjunto com a Central de Monitoramento e o setor de Inteligência.
Entre janeiro e junho de 2025, a Guarda de Vitória abordou 290 veículos com apoio tecnológico. Nesse período, 82 carros roubados foram recuperados, 23 veículos foram apreendidos, e 211 pessoas foram detidas.
“A Central de Monitoramento permite um patrulhamento virtual constante, além de agilizar o atendimento em acidentes. Junto à Inteligência e ao patrulhamento, esse tripé tem ampliado a sensação de segurança na capital”, afirmou Barbosa.
Dados do primeiro semestre deste ano mostram uma queda de 45% nos homicídios e 42% nas mortes no trânsito em Vitória, reflexo direto das ações integradas de segurança.