A Prefeitura de Vitória entregou, na noite desta última quinta-feira (11), a nova sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Território Itararé, localizado na Rua João José de Souza, no Bairro da Penha, próximo ao Cmei Professora Sophia Musengny Loureiro. A unidade atenderá, com mais conforto e dignidade, mais de 8.900 famílias cadastradas na região.
Construído em um terreno próprio do município, o novo prédio recebeu um investimento de R$ 4.180.954,65 e integra a política de valorização promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A estrutura anterior foi demolida para dar lugar a uma sede totalmente nova, com mais de 570 m² de área construída, divididos em dois pavimentos.
Equipamento público para acolher com dignidade
Durante a solenidade de entrega, o prefeito Lorenzo Pazolini destacou a importância da nova unidade para os moradores do Território do Bem.
“Este é um equipamento público importantíssimo, e que vai cuidar do nosso povo com ainda mais qualidade, amor e empatia”.
afirmou.
A secretária de Assistência Social, Soraya Mannato, também celebrou a entrega, ressaltando que essa é a segunda inauguração na área da assistência social nos últimos três meses, sendo a primeira o novo Restaurante Popular de Vitória, aberto em 5 de agosto.
“Com este espaço, as famílias serão melhor atendidas e os nossos trabalhadores terão melhores condições de fazer o melhor trabalho”.
disse.
A gerente de Atenção à Família da Semas, Juliana Moura, pontuou os avanços que a nova sede representa para usuários e profissionais:
“Esse novo espaço traz mais dignidade e reforça o sentimento de pertencimento, tanto dos usuários quanto dos trabalhadores. É um local que proporciona acessibilidade e bem-estar, questões que refletem na segurança da acolhida, que é uma das seguranças afiançadas pelo Sistema Único da Assistência Social (Suas)”.
explicou.
Estrutura completa e acessível
A nova sede do Cras Itararé foi pensada para garantir funcionalidade, acessibilidade e bem-estar. No térreo, foram implantados espaços como recepção, salas de atendimento, coordenação, refeitório, sanitários, depósitos, arquivo e vestiários. Já o segundo andar conta com salas multiuso, brinquedoteca, sala da equipe técnica, área de serviço, sanitários, depósito e um auditório com capacidade para 54 pessoas.
O prédio possui elevador e segue os padrões de acessibilidade universal. A área externa inclui estacionamento com seis vagas para veículos, sendo uma delas destinada a pessoas com mobilidade reduzida, além de quatro vagas para bicicletas e uma área de convivência externa coberta.

Presenças na solenidade
A cerimônia de inauguração reuniu secretários municipais, representantes do Legislativo, lideranças comunitárias da região e moradores do Território do Bem, que celebraram a nova conquista para a comunidade local.
Com a entrega da nova sede, a Prefeitura de Vitória reforça o compromisso com a promoção da assistência social de qualidade e o fortalecimento das políticas públicas voltadas às populações em situação de vulnerabilidade.