Na manhã desta quinta-feira (24), uma operação conjunta pela Polícia Civil do Santo (PCES), a Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV) e a Gerência de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vila Velha resultou no resgate de um cachorro da raça Golden Retriever que estava sendo mantido em condições de maus-tratos. O resgate ocorreu no bairro Itapuã, onde também foram encontrados outros dois cães, que apresentavam melhor estado de saúde.
A ação se deu após denúncias de maus-tratos e constatou-se que o animal resgatado vivia em um ambiente insalubre, repleto de fezes e urina, evidenciando a negligência da tutora, uma mulher de 59 anos. No local, estava também a mãe da tutora, uma idosa de 84 anos, que foi levada para os cuidados de sua neta, enquanto a mulher responsável pelos cães foi conduzida à Delegacia Regional de Vila Velha.

Lugar totalmente desproporcional para o animal
O delegado Leandro Piquet, da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), relatou que as condições do apartamento eram alarmantes. “O ambiente encontrava-se sujo, em condições insalubres. Além disso, constatou-se que o animal estava submetido a regime de confinamento inadequado, considerando as necessidades específicas da raça e porte, que requerem locomoção constante. Tal situação agravava o estresse ao qual o animal era submetido”, explicou o delegado.
Vale ressaltar que a Prefeitura de Vila Velha já havia realizado diligências anteriores no local e notificado a tutora sobre a situação, mas nenhuma medida foi tomada até o momento do resgate. Após o procedimento policial, a mulher de 59 anos foi autuada em flagrante por praticar maus-tratos contra os animais.
A mulher, de 59 anos, foi encaminhada à Delegacia Regional de Vila Velha e a ocorrência está em andamento.