Uma operação da Polícia Civil realizada na manhã desta quinta-feira (29), na localidade conhecida como Pantanal, em Serra Dourada II, no município da Serra, terminou com três suspeitos mortos, dois feridos e a prisão de Luiz Fernando de Jesus Santos Brum, de 36 anos, apontado como um dos principais executores de uma facção criminosa que atua na região.
De acordo com a corporação, Luiz Fernando — conhecido como “Pezão” ou “Barba” — é investigado por diversos homicídios e é apontado como o responsável por coordenar o ataque que resultou na morte da menina Alice Rodrigues, de apenas 6 anos, em agosto de 2025, crime que comoveu o Espírito Santo.
Relembre o caso Alice
A criança estava no carro com os pais quando o veículo foi confundido com outro pertencente a uma facção rival, após a família retornar da praia em Balneário de Carapebus, também na Serra. Durante o ataque, Alice foi atingida por um disparo e não resistiu aos ferimentos.
Criança de 6 anos morre após ser atingida durante ataque a tiros na Serra
Dinâmica da operação
Segundo o chefe do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, delegado Rodrigo Sandi Mori, Luiz Fernando era o principal alvo da ação. A operação contou com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e do helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer).
“Desde o dia anterior estávamos monitorando a região com uso de inteligência e drones. Identificamos que ele contava com uma escolta de cerca de 15 pessoas armadas”.
explicou o delegado.
Por volta das 10h30, os policiais visualizaram o suspeito entrando em uma residência. A Core cercou a área dos fundos do imóvel, usada como rota de fuga para uma região de mata, enquanto equipes davam suporte aéreo.
Durante a ação, houve confronto armado entre os suspeitos e os policiais. Três indivíduos morreram, dois ficaram feridos e quatro armas de fogo foram apreendidas.
Histórico criminoso
De acordo com a Polícia Civil, Luiz Fernando já integrou o Terceiro Comando Puro (TCP), atuando em Jacaraípe, mas posteriormente passou a integrar o Primeiro Comando de Vitória (PCV). Ele também é investigado por ataques recentes em bairros como Santo Antônio e Balneário de Carapebus.
Em um dos crimes, registrado em setembro do ano passado, ele e outros quatro homens teriam invadido uma residência usando uniformes da Polícia Civil, executando duas pessoas e ferindo outra. Ainda segundo o delegado, Luiz também matou o próprio líder da facção à qual pertencia anteriormente.


Planos de novos ataques
Durante o encaminhamento à delegacia, Luiz Fernando teria confessado que planejava um novo ataque armado no bairro Santo Antônio ainda na noite desta quinta-feira (29).
“Ele é o braço armado principal do PCV e atua na linha de frente dos ataques da facção na Serra”.
destacou Sandi Mori.
Clima de tensão na região
Por conta da operação, a Ceturb-ES informou que, por questões de segurança, as linhas de ônibus 811, 812, 813 e 856 operaram com desvios temporários nas regiões de Cidade Pomar e Serra Dourada IlI. A situação, segundo a companhia, está sendo gradualmente normalizada.

A Polícia Civil informou que as investigações continuam para identificar outros envolvidos em crimes violentos no município da Serra.
