Uma operação conjunta realizada pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), com apoio do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica (PCIES) e de técnicos da EDP, identificou, nesta última sexta-feira (12), um furto de energia elétrica em um estabelecimento comercial localizado em Guriri, no município de São Mateus.
Famoso gato de energia
No local, os peritos constataram uma ligação direta monofásica, sem medição adequada, que abastecia tanto a mercearia quanto uma residência nos fundos do imóvel. A ligação irregular foi retirada pela equipe da distribuidora de energia, e o local permaneceu desligado.

Versão da proprietária
A proprietária do comércio, uma mulher de 38 anos, confirmou ser responsável pelo estabelecimento. Ela relatou ter solicitado a ligação regular de energia em agosto, mas disse que o pedido foi negado em setembro porque o endereço não teria sido localizado. Segundo informou, o imóvel foi adquirido há cerca de um ano.

Encaminhada à delegacia
A EDP lavrou o Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI), registrando todas as irregularidades encontradas. Já a suspeita foi conduzida à 18ª Delegacia Regional de São Mateus, onde foi autuada em flagrante pelo crime de furto de energia elétrica, previsto no artigo 155, caput, do Código Penal. Após pagamento de fiança, ela foi liberada e responderá ao processo em liberdade.