A Polícia Penal do Espírito Santo apreendeu, na noite da última quinta-feira (09), 68 porções de drogas em um ônibus que transportava detentos do regime semiaberto, durante uma fiscalização em Viana. A ação faz parte da 15ª fase da Operação Retorno Ordeiro, que visa reforçar o controle e a disciplina entre os internos.
Segundo a corporação, foram localizadas 35 buchas de maconha e 33 pinos de cocaína, totalizando 68 porções de entorpecentes. As drogas estavam escondidas dentro de um dos coletivos do Sistema Transcol utilizados no transporte dos presos.
A operação contou com a participação de 44 agentes de segurança, distribuídos em 11 viaturas, e resultou na abordagem de 134 presos que estavam em três linhas de ônibus:
- 901 (Terminal Campo Grande – Viana)
- 904 (T. Campo Grande / Casa de Custódia via PSME II)
- 915 (T. Campo Grande / Jucu via Nova Belém)
Drogas foram descartadas durante a revista
Durante a abordagem, os detentos foram orientados a desembarcar dos veículos para serem revistados. Nesse momento, alguns internos descartaram as drogas no corredor e sob os bancos, dificultando a identificação dos responsáveis.
Apesar da tentativa de despiste, um detento foi flagrado ainda portando entorpecentes e encaminhado à Delegacia Regional de Cariacica, onde o caso foi registrado. A Polícia Civil foi acionada para dar andamento à ocorrência, mas não se manifestou até o momento sobre o procedimento adotado.
Objetivo é coibir entrada de ilícitos nas unidades prisionais
De acordo com a Polícia Penal, a Operação Retorno Ordeiro é uma ação periódica e tem como foco reforçar a fiscalização dos presos do regime semiaberto, prevenir o tráfico de drogas e evitar a entrada de itens proibidos nas unidades prisionais.
A operação geralmente conta com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Viana, reforçando a integração entre forças de segurança na região.