A Prefeitura de Vila Velha deu início, nesta segunda-feira (02), ao processo de climatização total das salas de aula das 118 escolas da rede municipal. A ação atende a uma antiga demanda da comunidade escolar e deve beneficiar aproximadamente 57 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de professores e demais servidores.
O anúncio foi feito pelo prefeito Arnaldinho Borgo, que destacou a importância do equilíbrio fiscal para viabilizar a iniciativa. “Graças ao ajuste fiscal que realizamos, agora estamos prontos para atender a essa antiga demanda da população. Demos o primeiro passo rumo à instalação de painéis solares, assegurando economia e sustentabilidade, o que permitirá a climatização completa da rede municipal de ensino”, afirmou o prefeito.
Segundo a secretária de Educação, Carla Cabidel, a iniciativa representa um avanço importante para a qualidade do ensino. “A climatização das salas de aula irá promover um ambiente mais confortável e agradável, reforçando o compromisso da gestão com uma educação pública de qualidade e mais digna para todos”, disse.
Licitação em andamento
A aquisição, instalação e manutenção dos equipamentos de ar-condicionado serão feitas por meio dos pregões eletrônicos nº 064/2025 e nº 065/2025, já publicados no Diário Oficial do Município. O processo de acolhimento das propostas das empresas interessadas teve início nesta terça-feira (03).
A execução ficará a cargo da empresa vencedora da licitação, que será responsável por equipar todas as unidades escolares com os sistemas de climatização.