Vitória está prestes a dar um grande passo em direção à melhoria da saúde pública com o início da construção da sua primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro Forte São João. A assinatura da ordem de serviço foi realizada na manhã deste sábado (05), marcando o início de uma obra de R$ 24 milhões, que deverá ser concluída em 540 dias.

Melhoria para a cidade
A nova UPA será construída em um terreno estratégico, na avenida Vitória, esquina com a rua Desembargador José Vicente. Com um nível de complexidade 3, o mais alto para esse tipo de unidade, o local contará com dois pavimentos, rampas de acessibilidade, elevadores para macas e uma estrutura moderna para atender urgências e emergências. A unidade funcionará 24 horas por dia, oferecendo atendimento a pacientes com quadros clínicos graves, cirúrgicos ou traumáticos, além de realizar triagens e fornecer assistência inicial antes da transferência para hospitais especializados.

Grande avanço para na área da saúde
O projeto inclui 10 consultórios, 35 leitos para observação, além de espaços para medicação, inalação, curativos, pequenas cirurgias e atendimentos odontológicos. Também contará com salas específicas para exames como eletrocardiograma, raio-X e atendimento emergencial. A UPA, que terá uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos, assistentes sociais, dentistas, entre outros profissionais, será um ponto de referência para a população, oferecendo atendimento de alta qualidade.
Além de sua modernidade, a UPA será também um modelo de sustentabilidade. A estrutura contará com um gerador de energia, sistema de ar-condicionado eficiente, brises para controle térmico e um sistema de reaproveitamento da água da chuva para irrigação dos jardins internos e externos.
A cerimônia de assinatura da ordem de serviço foi marcada por grande emoção e entusiasmo. O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou a importância da UPA para a cidade e para a saúde dos cidadãos.
“A saúde de Vitória está em uma posição de destaque no Brasil e no mundo. Com a UPA, o desafio foi construir um projeto único no país, a partir do diálogo com a população. Vamos deixar de ser a única capital do país a não ter uma UPA”.
Comemorou o prefeito.
A vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini, também se emocionou com a iniciativa. “Em momentos como este, em que podemos perceber como mudamos a vida dos cidadãos, eu ganho o que tem sido renovador todos os dias: o carinho, o respeito e ver a vida das pessoas sendo transformada”, afirmou.
Para o secretário de Governo, Erick Musso, a cidade tem se tornado um exemplo de gestão e saúde pública. “Vitória é a capital de todos os capixabas e tem sido um exemplo para o Estado e para o Brasil, se tornando uma referência na área de gestão e saúde pública”, comentou.

Maior número de atendimentos
A secretária de Saúde, Magda Lamborghini, falou sobre a relevância dessa obra para o futuro da saúde na cidade. “Cuidar das pessoas é a nossa prioridade! Essa obra representa um grande avanço no fortalecimento da saúde, oferecendo mais estrutura e recursos para atender às necessidades da população”, disse. Ela também ressaltou que, com a nova UPA, a capacidade de atendimento será triplicada, passando de 120 mil atendimentos anuais para 345 mil.
Por fim, o vereador e vice-presidente da Câmara de Vereadores de Vitória, Leonardo Monjardim, parabenizou o evento, destacando a importância de ações como essa para o bem-estar da população. “Quando vemos uma obra desta magnitude e que vai atender a tanta gente, vemos que estamos cuidando das pessoas”, afirmou.
A construção da primeira UPA de Vitória representa um marco importante para a cidade, trazendo mais qualidade e eficiência no atendimento à saúde pública e promovendo um avanço significativo no cuidado com a população.