Um homem de 37 anos, acusado de homicídio qualificado em São Paulo, foi preso nesta terça-feira (09) no município da Serra, após ser identificado por meio do sistema de Reconhecimento Facial do Governo do Espírito Santo. A tecnologia, instalada em terminais do Sistema Transcol, emitiu um alerta que levou à abordagem e prisão do suspeito, Ivandilson da Silva Souza, nas proximidades de sua casa, no bairro Laranjeiras.
Sujeito com bronca pendente
Ivandilson era procurado pela Justiça paulista desde fevereiro deste ano, quando foi expedido um mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio cometido em 2011. A identificação ocorreu em um dos terminais de ônibus, onde câmeras inteligentes captaram sua imagem e emitiram o alerta ao Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR). A equipe da Polícia Militar foi acionada e conseguiu localizá-lo rapidamente.
A casa caiu
Após a abordagem, a identidade do suspeito foi confirmada e o mandado validado. Ele foi conduzido à Delegacia Regional da Serra e, posteriormente, encaminhado ao Sistema Prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A transferência para São Paulo dependerá de decisão judicial.
O caso reforça a eficácia do sistema de Reconhecimento Facial, que integra o Parque Tecnológico da Segurança Pública do Estado. Desde sua implantação, a ferramenta já permitiu a prisão de 377 pessoas com mandados ativos, muitas delas envolvidas em crimes graves como tráfico, homicídio, roubo e estupro.
A prisão foi possível graças ao trabalho conjunto do NIR, inaugurado recentemente pelo Governo do Estado dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O núcleo atua como centro de monitoramento e inteligência, reunindo recursos como totens de segurança, câmeras em tempo real, cercos eletrônicos e tecnologia de inteligência artificial.
Espírito Santo monitorado
As câmeras com reconhecimento facial estão instaladas em prédios públicos, locais de grande circulação e nos dez terminais do Transcol, além de 500 ônibus da frota metropolitana. Elas cruzam imagens em tempo real com os dados do Banco Nacional de Mandados de Prisão e outros sistemas de segurança pública.