Quatro homens morreram na tarde desta segunda-feira (08) após um confronto armado com equipes da Força Tática da Polícia Militar na comunidade conhecida como Cidade de Deus, no bairro Ataíde, em Vila Velha. A PM afirma que todos os mortos eram suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e integrantes do Primeiro Comando de Vitória (PCV). Um deles seria uma das lideranças do tráfico no morro de Jaburuna.
Como tudo começou
De acordo com a PM, a equipe realizava patrulhamento na região quando foi recebida a tiros por criminosos. O confronto teve início em uma casa abandonada, que, segundo as investigações, seria utilizada como ponto de reunião da facção.
O comandante da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, afirmou que os policiais receberam informações sobre homens armados no imóvel. Ao chegar ao local, a guarnição encontrou um suspeito armado na janela.
“Quando a Força Tática chegou próximo, tinha um indivíduo já com a arma na mão. Nós cercamos a residência e verbalizamos para que eles saíssem. Diante da recusa, fizemos uma entrada tática. Vários disparos foram efetuados contra os policiais, que revidaram”.
explicou o coronel.
Quatro baleados e socorridos pela própria PM
Durante o tiroteio, quatro homens foram baleados. Eles foram socorridos pelos próprios policiais e levados para o Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha, mas não resistiram aos ferimentos.
Moradores registraram imagens na região
Imagens registradas por moradores mostram os policiais carregando os suspeitos feridos logo após a troca de tiros. Até o fechamento desta reportagem, as identidades dos mortos não haviam sido divulgadas pelas autoridades, mas todos tinham antecedentes criminais, segundo a PM. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento após o ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
Suspeitos pertenciam à mesma facção
O coronel Caus declarou que além do suposto líder do tráfico de Jaburuna, os outros três mortos também seriam membros do PCV e atuavam no bairro Ilha da Conceição.
“Esses indivíduos, apesar de serem de bairros diferentes, pertencem à mesma facção. Eles se articulam, coordenam o tráfico, transportam drogas e armas”.
destacou o comandante.
Ainda segundo ele, a comunidade Cidade de Deus tem sido usada pelo grupo criminoso para reuniões e articulações internas. O patrulhamento na região foi reforçado após o confronto.
Apoio nas escolas
A Guarda Municipal de Vila Velha esteve no bairro para auxiliar na saída de alunos, professores e funcionários de uma unidade escolar próxima ao local do tiroteio, garantindo segurança durante a movimentação após o incidente.
