A população do Espírito Santo passa a contar com um novo canal para registrar denúncias anônimas. O Disque-Denúncia 181 agora também recebe informações por meio do WhatsApp. A novidade foi apresentada nesta quinta-feira (18) pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e tem como objetivo facilitar o acesso da população ao serviço, garantindo ainda mais segurança e agilidade no envio das denúncias.
O novo canal funciona por meio do número (27) 99253-8181. Ao enviar a mensagem inicial “oi”, o cidadão é atendido pela “Duda”, a Inteligência Artificial do Disque-Denúncia 181, que orienta todo o passo a passo do registro. Durante o processo, o denunciante responde a perguntas objetivas, de acordo com o tipo de crime, e ao final recebe um protocolo de confirmação da denúncia.
De acordo com a Sesp, o sistema foi desenvolvido com uso de inteligência artificial para receber, processar e encaminhar denúncias relacionadas a diferentes tipos de crimes. O gerente do Disque-Denúncia 181, Paulo Expedito Amaral, explicou como funciona o atendimento inicial.
“Quando você dá um ‘oi’, a Duda vai perguntar se o telefone é confiável e depois se o crime está acontecendo naquele momento. Caso esteja, o canal indicado é o 190; se não, segue para o Disque-Denúncia. A depender do tipo de crime, há um protocolo próprio. É fácil acessar, percorrer o roteiro e clicar no que deseja denunciar”.
destacou.
Sigilo garantido
A Secretaria reforça que o anonimato do denunciante é totalmente garantido, da mesma forma que já ocorre pelo telefone 181 e pelo site oficial do serviço. O secretário de Segurança Pública do Estado, Leonardo Damasceno, afirmou que o sistema foi amplamente testado antes de ser disponibilizado à população.
“A denúncia chega, a pessoa passa as informações, pode anexar documentos eventualmente, e tudo vai para o nosso sistema. Quando entra, não há registro de dados do denunciante, garantindo total anonimato. Testamos esse canal por bastante tempo antes do lançamento”.
afirmou o secretário.
O WhatsApp do Disque-Denúncia 181 foi desenvolvido e testado ao longo de um ano. O novo canal não aceita áudios nem ligações, que continuam sendo realizadas exclusivamente pelo telefone 181. A iniciativa busca ampliar as formas de comunicação com a população e fortalecer o combate à criminalidade em todo o Espírito Santo.
