As câmeras de segurança instaladas no interior de um ônibus do Sistema Transcol foram fundamentais para identificar um dos envolvidos no incêndio criminoso registrado na noite deste sábado (20), em José de Anchieta I, na Serra. As imagens captaram a ação de pelo menos três suspeitos, momentos antes do coletivo ser incendiado.
Confronto armado
Mais cedo, outro ônibus havia sido totalmente destruído pelas chamas no bairro José de Anchieta III. Segundo as autoridades, os ataques aos coletivos ocorreram como forma de retaliação à morte de Gustavo Anésio Cossi, de 24 anos, conhecido como “Piloto”, que morreu em confronto com a Polícia Militar no bairro Planalto Serrano, Bloco B. Nossa reportagem publicou a matéria após o ocorrido. Confira abaixo e relembre os detalhes do caso.
Foragido da Justiça é morto em confronto com a PM na Serra; ônibus são atacados após ação policial
Clima de tensão
Após a morte de Cossi, criminosos foram às ruas na tentativa de incendiar veículos do transporte público. A polícia, por sua vez, reforçou o patrulhamento para conter os atos criminosos e garantir a segurança da população.
Audácia dos criminosos
A Polícia Civil divulgou imagens que mostram o momento em que criminosos invadem um ônibus, ordenam que o motorista desça do veículo e, em seguida, ateiam fogo no coletivo em plena via pública. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento exato do ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
Suspeito identificado e preso
Entre os três suspeitos registrados pelas câmeras, um jovem de 18 anos, que vestia uma camisa do Flamengo, foi reconhecido e localizado pelas forças de segurança. Ele foi preso em flagrante pela Polícia Militar e autuado pela Polícia Civil pelos crimes de dano qualificado, associação criminosa e incêndio criminoso.
Investigações continuam
O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada de Crimes Contra o Transporte de Passageiros (DECCTP), que agora trabalha para identificar e prender os outros dois suspeitos envolvidos nos ataques.
A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da sociedade e destaca que qualquer informação pode ser repassada, de forma anônima e segura, por meio do Disque-Denúncia 181.