Na manhã deste domingo (13), aconteceu uma cena inusitada na Praia dos Adventistas, localizada em Guarapari, onde uma embarcação pegou fogo durante um passeio. Banhistas que estavam na praia registraram vídeos e fotos do momento em que as chamas consumiram a lancha, gerando preocupação entre os presentes. Nossa equipe teve acesso a vídeos que registram o momento exato, capturados por câmeras de celulares de banhistas presentes no local. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
Resgate com sucesso
Segundo informações do Corpo e Salvamento Marítimo de Guarapari, a embarcação levava 19 pessoas a bordo, sendo 17 turistas, além do marinheiro e seu ajudante. Todos conseguiram sair sem ferimentos. A equipe da base de embarcações do Corpo e Salvamento Marítimo, que estava nas proximidades, foi acionada prontamente e auxiliou na retirada segura de todos os passageiros e tripulantes.
“Fizemos apoio às vítimas. Posteriormente, auxiliamos as equipes do Corpo de Bombeiros que estavam em terra, pois a embarcação encontrava-se com seus tanques cheios e havia risco de explosão, que depois foi sanado. O incêndio, então, tomou toda a embarcação”, afirmou a equipe de salvamento.
Logo após o incidente, a Marinha do Brasil chegou ao local e assumiu a coordenação da ocorrência.
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar informou que recebeu o chamado para o incêndio, mas ao chegar ao local, constatou que as equipes já haviam retirado todos os ocupantes com segurança, utilizando um banana boat. De acordo com a corporação, a lancha pegou fogo cerca de 200 metros mar adentro, o que impossibilitou qualquer tentativa de combate às chamas.
A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 1º Distrito Naval, comunicou que a Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) tomou ciência do princípio de incêndio que ocorreu em um dos motores da lancha “Emanuel Carvalho”, enquanto navegava em Guarapari (ES). Assim que foi informada sobre a situação, a CPES deslocou imediatamente uma equipe de Busca e Salvamento (SAR) para prestar assistência e acionou embarcações próximas para auxiliar no resgate.
Além disso, uma embarcação dedicada ao turismo que se encontrava nas proximidades prontamente socorreu os ocupantes da lancha em chamas.
A CPES instaurou um Inquérito Administrativo para investigar as causas, circunstâncias e responsabilidades do incidente.
A Marinha informa à população que, em caso de emergências marítimas ou pedidos de auxílio, é possível entrar em contato pelos telefones 185 e (027) 2124-6526, este último direcionado à CPES para outros assuntos, incluindo denúncias.