Um casal de idosos, de 100 e 93 anos, foi resgatado na noite desta última terça-feira (17) após um incêndio atingir um imóvel no Centro de Vitória. A ação foi realizada por agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória, que atuavam em patrulhamento preventivo na região no momento em que perceberam a presença de chamas e fumaça intensa.
De acordo com a corporação, as equipes iniciaram imediatamente a retirada de moradores dos prédios próximos ao foco do incêndio. Durante o atendimento, os guardas foram informados de que dois idosos e uma cuidadora permaneciam no 12º andar de um edifício vizinho e não conseguiam deixar o local. Um dos moradores apresentava mobilidade reduzida.
Resgate em meio à fumaça intensa
Diante do cenário de risco e da grande concentração de fumaça que tomava o prédio, os agentes decidiram intervir antes da chegada do Corpo de Bombeiros.
Uma das equipes subiu até o 12º andar, conseguiu acessar o apartamento e iniciou a retirada das vítimas. A idosa com dificuldade de locomoção foi carregada pelos guardas pelos 12 andares até o térreo.
“Uma de nossas equipes carregou a mulher com pouca mobilidade pelos 12 andares até chegar ao térreo. Os Bombeiros já haviam sido acionados, mas, em decorrência da grande quantidade de fumaça, foi realizada a intervenção”.
destacou Bruno, coordenador da Gerência de Proteção Comunitária (GPC) da Guarda de Vitória.
As três pessoas foram conduzidas em segurança até a área externa do prédio.

Bombeiros assumem combate às chamas
O Corpo de Bombeiros foi acionado e, ao chegar ao local, assumiu o combate ao incêndio. Ainda não há informações oficiais sobre as causas do fogo.
O casal recebeu atendimento no próprio local e, segundo a corporação, não precisou ser encaminhado ao hospital. Ambos passam bem.
Vídeos registram momento do incêndio
Imagens gravadas por moradores mostram as chamas altas e a fumaça densa na região central da capital. A Guarda de Vitória também divulgou um vídeo com registros da ocorrência, incluindo a frente do prédio onde o atendimento foi realizado. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento exato do ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
Comando destaca atuação rápida e técnica
Para a comandante da Guarda de Vitória, a resposta ágil dos agentes foi determinante para o desfecho da ocorrência.
“Diante de um cenário de risco real, nossos guardas não hesitaram em subir até o 12º andar para salvar vidas. Essa é a missão da nossa corporação: proteger e servir, com coragem, responsabilidade e compromisso com a população”.
afirmou.
A Guarda informou ainda que manteve equipes posicionadas em pontos estratégicos para garantir o acesso das viaturas de combate ao incêndio e facilitar a circulação de equipes de socorro médico durante a operação.
